Como testar placa de vídeo no Linux [Manual]


DominioTXT - Glxmesa
Como testar placa de vídeo no Linux. 

Bem vindos ao Blog DomínioTXT. 

Sempre que um profissional de T.I. acreditar ser necessário efetuar a formatação de um sistema operacional o mesmo a fará, pois na maioria dos casos este processo garante mais estabilidade para o sistema, já que apagar arquivos remanescentes que poderiam ocasionar a volta do problema.

Porem nem sempre as coisas saem como o imaginado, e poder garantir que tudo estará funcionando normalmente é algo que o técnico não pode cogitar em errar. Quando falamos de sistemas operacionais Microsoft, temos uma vasta extensão de programas que podem nos auxiliar na hora de efetuar alguns testes, porem quando o assunto é Linux, poucas ferramentas se mostram verdadeiramente úteis.

Sem mais delongas, hoje vamos aprender a testar placas de vídeo no Linux.


Vamos supor que você acabou de instalar a nova distribuição do sistema operacional Linux, e gostaria de saber se a sua placa de vídeo esta instalada corretamente.Para este manual vamos fazer uso de uma ferramenta chamada “GlxMesa”. A mesma possui diversas funções que vão nos auxiliar nesta tarefa difícil e complicada.

Instalando o GlxMesa.


Primeiramente abra o terminal do seu sistema operacional, lembrando que o mesmo pode ser aberto pelo atalho (Ctrl+Alt+T), com o mesmo aberto execute o comando de atualização e em seguida o comando de instalação do GlxGears.

#sudo apt-get update
#sudo apt-get install mesa-utils

Ao finalizar a instalação do GlxMesa você terá uma tela de log semelhante a esta que estamos apresentando abaixo.

DominioTXT - GlxMesa Instalação




Testando a placa de vídeo (GPU).


Vamos ao primeiro teste, o teste de FPS, este teste consiste em uma pequena animação gráfica baseada em três engrenagens, sendo elas de cor azul, verde e vermelha, e estas ficam girando em um ciclo constante. Abra o terminal e execute o código abaixo.

#sudo glxgears





DominioTXT - GlxGears


Note que enquanto a animação permanece no ar em seu terminal é apresentado uma saída de texto a cada 5 segundo. Esta informação é o desempenho gráfico da sua placa de vídeo, representado em frames por segundo, ou FPS.

Obtendo informações sobre a GPU.


Em alguns casos quando se tem mais de uma GPU, se faz necessário descobrir qual esta em funcionamento, e neste caso saber mais detalhes sobre o equipamento faz toda a diferença. Para saber estas informações podemos utilizar o comando abaixo. 

#sudo glxinfo > /home/usuario/GPU.txt 

Como demonstrado acima, este comando ira gerar um documento na pasta “home” do usuário com todas as informações técnicas da sua GPU, sendo elas, drivers, módulos e até informações sobre barramento da mesma.


Teste de Múltiplas conexões.


Semelhante ao primeiro teste, este também apresenta uma tela com uma pequena animação, porem neste caso é um triângulo, que tem como finalidade testar as múltiplas conexões com o GLX. Abaixo segue código. 

#sudo glxheads 

Neste teste, teremos a animação de um triângulo verde florescente, que fica rodando em torno do próprio eixo e em todas as direções da janela, sendo desta forma recalculado e redesenhado. Alem deste pequeno detalhe visual, neste teste também é apresentado o retorno de no terminal contendo as informações sobre a sua GPU e algumas informações básicas sobe a mesma.

DominioTXT - GlxHeads

Concluindo, o GLX é uma ótima ferramenta quando o assunto é placa de vídeo, pois com ele é possível efetuar tanto testes de desempenho, teste de conexões e até mesmo obter relatórios técnicos quanto as especificações de um determinado equipamento de vídeo. 

Dica: Se seu problema esta ligado a utilização do Ubuntu em uma maquina Virtual no VirtualBox, efetue a instalação do sistema de adicionais para a sua maquina virtual, caso não saiba como efetuar estar processo acesse "Instalar adicionais para convidados no VirtualBox", e resolva problemas de compatibilidade de drivers e periféricos na sua maquina Virtual.

Para saber mais informações sobre a sua placa de video como suas temperaturas, capacidades de clocks ou mesmo consumo medio acesse "Identificando placas de Vídeo", neste artigos debatemos todas estas informações e ainda te indicamos uma ´´otima ferramenta para que possa fazer comparações entre placas de video.

A todos o meu singelo agradecimento. 

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Mesa3d

Deixe seu comentário...