Instalar adicionais para convidados no VirtualBox [Manual]

Instalar adicionais para convidados no VirtualBox.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Como já havíamos demonstrado anteriormente, a aplicação VirtualBox é uma poderoso software que permite a criação de ambientes de teste onde é possível emular os mais variados sistemas operacionais em suas múltiplas versões.

Porem como dizem as más línguas “nem tudo são flores”, e quando se fala em ambientes virtualizados um dos principais problemas fica por conta da compatibilidade do sistema Hospedeiro com o da VirtualMachine criada.

Hoje vamos ver como solucionar problemas de vídeo para sistemas Virtualizados no Virtualbox.





Considerações Iniciais.

Este tutorial se aplica a tanto a sistemas operacionais da Microsoft como sistemas operacionais de código aberto Linux, sendo este efetuado em uma maquina virtual com sistema operacional Ubuntu 14.4 e hospedado por uma maquina com Microsoft Windows 10.

A versão do VirtualBox que utilizamos para este tutorial foi o VirtualBox 5.0.2 na estação com sistema operacional Windows 10 e uma aplicação VirtualBox 4.3.10 no sistema operacional Ubuntu 14.4.

O blog DomínioTXT utiliza e recomenda maquinas virtuais baseadas em ambiente do VirtualBox por sem uma aplicação que opera sobre as licenças GNU General Public License (GPL) versão 2, o que possibilita a mesma ser utilizada em ambientes Profissionais sem a necessidade licença.


Instalando adicionais para convidados do VirtualBox no Ubuntu.

Partindo da ideia que você criou uma maquina virtual com sistema operacional Ubuntu, conforma o tutorial “Criar maquinas virtuais com VirtualBox”, e segui-o o manual de instalação do sistema operacional Ubuntu conforme “Ubuntu instalação ou formatação do Sistema”, inicie o seu VirtualBox.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Com o VirtualBox em tela selecione a sua maquina virtual e em seguida de a partida no sistema Virtualizado clicando na seta “Iniciar”.

Aguarde até que o VirtualBox coloque o sistema todo no ar, e quando sua maquina Ubuntu já estiver pronta para o uso, acesse o menu superior da sua tela de navegação, e abra a aba “Dispositivo”.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Na aba “Dispositivos” navegue ate a opção “Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado” e em seguida aguarde o sistema responder ao procedimento.

Assim que o Assistente da maquina virtual estiver pronto ele dará inicio a montagem da unidade de drives para a sua maquina Virtual, e então apresentara uma tela de instalação do software referente a sua versão do VirtualBox.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Marque a opção “Run” e aguarde novamente, pois o assistente iniciara uma tela no seu terminal onde será apresentado o log da aplicação e logo a frente uma tela confirmação de “Password/Senha” do administrador do sistema.

[
DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Insira a senha de administrador e aguarde o processo de instalação acabar, e então reinicie a sua maquina normalmente.

Assim que iniciar sua maquina você já poderá efetuar a alteração de resolução do sistema operacional Virtualizado.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Caso você não consiga efetuar a instalação do sistema de “Adicionais para Convidado” através da interface do Virtualbox, você pode utilizar o comando a seguir, dentro do terminal da maquina Virtual, e então a mesma efetuara o mesmo processo.

#sudo apt-get install virtualbox-guest-dkms


Instalando adicionais para convidados do VirtualBox no Windows.

Novamente, partindo da ideia que você criou uma maquina virtual com sistema operacional Windows, conforma o tutorial “Criar maquinas virtuais com VirtualBox”, e segui-o o manual de instalação do sistema operacional Windows 7 conforme “Windows7 instalação ou formatação do sistema” ou Windows 10 conforme “Windows 10 instalação ou formatação do sistema”, inicie o seu VirtualBox.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Com o VirtualBox em tela selecione a sua maquina virtual Windows e inicie o sistema clicando na seta “Iniciar”.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Assim que o sistema Virtualizado estiver operando, repita o mesmo procedimento, abrindo a aba “Dispositivo” e clicando na opção “Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado”, e aguarde a resposta do sistema.

Como no sistema operacional Ubuntu, o Windows também abrira um Assistente de instalação, que como já é padrão do Windows, basta seguir Clicando em “next” Para Concluir a Instalação.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Quando o Assistente terminar a instalação do sistema de “Adicionais para Convidado”, o mesmo solicitara que seja efetuada a reinicialização do sistema operacional Virtualizado.



DominioTXT - Adicionais para Convidados - VirtualBox


Marque a caixa “Reboot Now” e clique em “Finish” para que as modificações sejam Configuradas corretamente e seu sistema aceite todas as resoluções que a sua maquina Hospedeira tenha para oferecer.

Tecnicamente falando, a falta dos “Adicionais para Convidado” pode gerar muitos problemas, como incompatibilidade de software ou o mal funcionamento da maquina como um todo, deixando a até mesmo o sistema da maquina hospedeira lento.

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica