Instalando fontes no Linux [Manual]


DominioTXT - Arquivos Fonts
Instalando fontes no Linux. 

Bem vindos ao Blog DomínioTXT. 

Quando efetuamos a instalação de um sistema operacional de código aberto como o Linux, muitos parâmetros devem ser pré configuradas para que o usuário não tenha problemas de compatibilidade na hora de executar alguma aplicação.

Entre as configurações que dever ser aplicadas esta a instalação de um pacote de fontes utilizado pela Microsoft, pois é normal que as distribuições venham com algumas fontes em falta, principalmente as do tipo TrueType(.ttf).

Hoje veremos um breve manual de como instalar fontes no Linux.


Como já é de costume, deve-se ter em mente que quando se trata de Linux sempre se tem a opção de efetuar as mudanças apenas para um único usuário ou para todos, com base nesta informação passaremos a adotar que este processo será feito para que todos os usuários possam acessar as novas fontes instaladas.

Obtendo as fontes.


As fontes podem ser obtidas de duas formas, sendo a primeira e mais segura, copiando os arquivos de uma estação que ja os tenha. A segunda e não tão segura seria efetuar o download dos arquivos necessários de um servidor web.

Para obter os arquivos de uma estação Windows, acesse a pasta “Fonte” de qualquer estação que esteja disponível, esta pasta costuma estar localizada em “C:\Windows\Fontes”, a seguir selecione e copie todas as fontes desejadas para um Pendrive ou Diretório na rede ao qual você tenha acesso através da estação com sistema operacional Linux que pretenda instalar as fontes.


DominioTXT - Fonts Windows


Instalação para todos os usuários.


Agora ja no servidor Linux, você deve copiar os arquivos para a pasta “/usr/share/fonts/truetype/” e em seguida adicionar permissões aos arquivos para que todos os usuários possam utiliza-los livremente. Abaixo segue código.

#sudo cp /DIRETORIO-PASTA-FONTES/* /usr/share/fonts/truetype/
#sudo chmod 777 /usr/share/fonts/truetype/*

Obs.: A referencia “/DIRETORIO-PASTA-FONTES/” deve ser substituída pelo local onde esta o diretório contendo as fontes copiadas da estação Windows.

Caso seja necessário criar o diretório “Truetype” abaixo segue o código a ser utilizado para o mesmo.

#sudo mkdir /usr/share/fonts/truetype
#sudo chmod 777 /usr/share/fonts/truetype

Após efetuar a copia de todos os arquivos desejados, basta executar o comando abaixo para que o mesmo atualize a nova lista de fontes disponíveis.

#fc-cache -f -v

Apartir de agora todas as aplicações que forem abertas já carregarão as novas fontes inseridas no sistema, alem de que as mesmas estarão disponíveis para todos os usuários que efetuarem loguin na estação. Também é valido lembrar que caso seja necessário, pode ser verificado a lista de fontes instaladas no sistema através do comando abaixo.

#fc-list

Instalação para um único usuário.


Caso seja necessário efetuar a instalação de maneira que apenas um usuário possa utilizar as fontes instaladas, basta modificar a pasta de destino dos arquivos referente as fontes que serão instaladas. Neste caso o diretório de instalação seria o “.fonts” que fica localizado dentro do diretório do usuário.

Para efetuar este processo, primeiro precisamos criar a pasta “.fonts” no diretório do usuário desejado, e em seguida seguir os mesmos passos do manual anterior, que seriam copiar os arquivos para o novo diretório, adicionar permissões a ele e executar o comando “fc-chache”.

#cd /home/usuario/
#sudo mkdir ~/.fonts
#sudo cp /DIRETORIO-PASTA-FONTES/* /home/usuario/.fonts/
#sudo chmod 777 /home/usuario/.fonts/
#fc-cache -f -v

Algo interessante a ser mencionado é que não existe uma pasta correta para ser instalado, contanto que os arquivos referentes as fontes estejam dentro de “~/.fonts” ou “/usr/share/fonts” os mesmos serão lidos e carregados igualmente quando o comando “FC” for executado.

DominioTXT - Fonts Linux


Também observamos que em algumas distros foi necessário reiniciar o sistema operacional para que o mesmo carrega-se as novas fontes, porem não foi identificado o que ocasiona esta necessidade.

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Wiki Ubuntu
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica