Identificando placas de Vídeo [Informação]

Identificando placas de Vídeo.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.



DominioTXT - Games
Games foram e são uma unanimidade entre todas as faixas etárias, o filho joga, o pai joga e em alguns casos o avô também joga, pois o mercado de entretenimento digital esta tão abrangente, que afim de agradar a todos qualquer coisa acaba se tornando um game, livros, filmes e até mesmo sucessos da Internet.
Com um mercado que esta em constante crescimento, e obtendo um faturamento alto o suficiente para competir com as grandes produções de Hollywood, as empresas desenvolvedoras podem e estão investindo cada vez mais em recursos áudio visuais para seus títulos a fim de impressionar mais seu publico a cada lançamento, com lindos gráficos e uma jogabilidade mais próxima a realidade.
Porem com todo este empenho das mesmas em proporcionar um produto final mais atrativo aos olhos do consumidor, os jogos passaram a exigir configurações mais robustas as unidades de processamento gráfico (GPU) tornando a tarefa de selecionar um componente cada vez mais difícil.


Hoje o assunto é como identificar a placa de vídeo ou GPU a qual atende suas necessidades.




Como de costume e até por se tratar de um produto importado as GPUs tem um valor muito elevado de aquisição, impossibilitando financeiramente o usuário de obter o equipamento idealizado, porem é valido efetuar uma pesquisa a fim de identificar o produto que mais se adapte as suas necessidades e que caiba no seu orçamento.


Nos do blog DominioTXT não temos recursos no momento para manter uma tabela atualizada das GPUs disponíveis no mercado, portanto vamos apresentar aos nossos leitores uma que é mantida e atualizada pelo fórum “Clube do Hardware”.


Abaixo segue os respectivos links para a linha de GPU da Nvidia suas especificação de fonte necessária, temperatura e consumo da mesma, sub-seguindo a sua linha dedicada aos portáteis.



Na sequencia temos as informações das placas AMD-ATI e sua informação sobre consumo e fonte necessária para o equipamento.




Mas simplesmente saber as configurações sobre um determinado componente não é o bastante, as vezes é necessário compara-lo a outro periférico da mesma linha, o qual já sabemos quais os resultados foram obtidos na pratica, para que então possamos constatar se haverá uma melhora considerável ao efetuar o upgrade de hardware desejado.


Tecnicamente a teoria nem sempre retorna os mesmos dados obtidos na pratica, mas serve para nos dar uma orientação de qual será nosso resultado se seguirmos a linha de raciocínio proposta pela mesma.
Mas caso queira comparar uma placa de vídeo com outra para Teoricamente constatar se haverá um ganho de performance que compense o investimento que será feito pode utilizar o site da Equipe GPUBOSS, por meio deste é possível obter uma pontuação e até mesmo um link com valor do componente.




O único ponto negativo referente ao Web Comparador “GPUBOSS” é que o mesmo é inteiramente em inglês e portanto demanda o mínimo de conhecimento na língua, porem o mesmo utiliza termos técnicos quanto aos destaques das GPU o que torna o mesmo bastante intuitivo.
DominioTXT - AMD Nvidia


Vale lembrar que quando se trata de GPU (placa de vídeo) é de extrema importância considerar as necessidades energéticas de cada componente, pois uma fonte de ma qualidade pode ocasionar uma queda de desempenho dos componentes de um modo geral, e em alguns casos a perda dos mesmos.

Considere sempre avaliar se a sua fonte suporta o novo equipamento de maneira a ser 99% compatível e caso o mesmo não tenha esta disponibilidade, cogite a substituição da mesma, sempre avaliando se a nova fonte preenche os seguintes requisitos.


  • Especificação clara quanto a potencia do equipamento em Watts reais.
  • A existência do sistema PFC ATIVO no equipamento.
  • Se a mesma possui selo 80plus Bronze, Prata ou Ouro.
  • Ter uma boa ventilação.
Obs.: O blog DominioTXT elaborou este artigo sem fins lucrativos ou comerciais, o único intuito de te-lo elaborado foi o de auxiliar aos usuários que estão adquirindo sua primeira VGA ou efetuando um upgrade da já existente, e que os sites aqui mencionados, estão aqui por oferecer o conteúdo que foi considerado adequado neste momento ao Artigo.

Dica.: Para verificar sua placa de vídeo em sistema operacional Linux, acesse o manual "Como testar placa de vídeo no Linux" e saiba tudo sobre a sua placa de vídeo. Já se o seu problema de vídeo tenha algo a ver com maquinas Virtuais no VirtualBox acesse "Instalar adicionais para convidados no VirtualBox".

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Clube do Hardware GpuBoss


Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica