Conectar Notebook na TV, Monitor ou Projetor [Manua]

DominioTXT - Conectar Notebook na TV, Monitor ou Projetor
Conectar Notebook na TV, Monitor ou Projetor.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Apesar de parecer uma tarefa simples para muitos usuários já familiarizados com os equipamentos eletrônicos, para outros o simples fato de ter que ligar um equipamento adicional ao já existente pode causar muitos transtornos, especialmente quando se esta a frente de um publico e o “maldito” não quer funcionar.

A fim de auxiliar os usuários a entender esta tarefa, vamos hoje compartilhar todo nosso conhecimento sobre o sistema de telas auxiliares para computadores, notebook e quaisquer outros se utilize esta tecnologia.


Sem mais delongas hoje nosso assunto é Ligar Notebook na TV ou Monitor.




Entendendo as configurações de Tela.


Inicialmente você deve entender que existem duas configurações de área de trabalho, sendo elas a “Duplicação de Área de trabalho,” que é a mais comum, e a “Extensão de área de trabalho”, que é pouco utilizada mas ainda assim acredito eu a mais bacana de se utilizar.

Ambas as configurações possuem a mesma função final, que é permitir ao usuário trabalhar com mais telas ou áreas de trabalho em um mesmo dispositivo, seja ele um computador físico ou um notebook.

Em Notebook esta configuração é um pouquinho mais simples, pois este equipamento já vem com uma tela fixada ao equipamento e uma saída auxiliar de vídeo na lateral, que permite ao equipamento se conectar a um segundo sistema de projeção de imagem, seja Tv, Monitor ou Projetor.

Para um computador de mesa ou Desktop, esta tarefa é um pouco mais Difícil, pois neste caso o próprio equipamento não sai de fabrica com uma saída adicional de vídeo, o que em muitos casos força o usuário a ter que escolher entre um dispositivo de saída de imagem Único. 

Porem isso não impede o Desktop de operar em múltiplas áreas de trabalho, pois mobilidade de atualização de Hardware que o computador de mesa suporte, faz com que o mesmo tenha espaço para a instalação de uma Placa de Vídeo de múltiplas saídas, o que acaba por corrigir este problema.


Área de trabalho Duplicada.


A área de trabalho duplicada é uma das configurações de área de trabalho mais utilizadas hoje pelos usuários, e isso se da pelo simples fato que a mesma é a primeira opção que os usuários têm sempre que conectado um sistema audiovisual auxiliar.

Como o próprio nome já diz, a área de trabalho Duplicada tem como principal característica a duplicação da área de trabalho principal, obtendo assim um espelho do que se faz na área de trabalho primaria para a secundaria.



DominioTXT - Área de trabalho Duplicada.


Neste método tudo que você faz na área de trabalho principal é igualmente apresentada na área de trabalho secundaria, o que de certo modo facilita, pois você não precisa administrar as áreas de trabalho de forma independente. Porem ao mesmo tempo este método expõem a desktop do usuário, o que em algumas ocasiões pode causar um certo desconforto para o palestrante o os próprios telespectadores.


Área de trabalho Estendida.


A área de trabalho Estendida é uma configuração um pouco mais complicada de se fazer. Apesar de ser configurada no mesmo local, a mesma possui algumas características que devem ser levadas em consideração quando o assunto é gerenciamento de área de trabalho.

Com a área de trabalho Estendida é possível ter dois ambientes de trabalho individuais, algo que permite a uma palestrante apresentar um conteúdo a seus telespectadores que difere do que ele mesmo esteja vendo na sua tela.



DominioTXT - Área de trabalho Estendida


Este sistema além de proteger a integridade da área de trabalho do nosso usuário, ele da mais espaço para trabalhar, pois a ponto que na Are de trabalho Duplicada se tem a visão do mesmo conteúdo duplicado, nesta modalidade de configuração se tem a possibilidade de trabalhar com aplicações diferenciadas simultaneamente.

A área de trabalho estendida é altamente recomendada por quem a usa, pois a suas utilidades são imensas, sendo a principal delas o fato de a resolução de um monitor não afeta a do outro, o que gera uma maior qualidade de imagem tanto para quem esta visualizando o monitor Primário, quando para quem esteja vendo o Secundário.


Conectando e configurando a TV, Monitor ou Projetor em um Computador ou Notebook.




Como mencionado anteriormente, tanto o computador quanto o Notebook tem capacidade de trabalhar com Múltiplas áreas de trabalho, porem ambos dependem da presença de saídas adicionais de Vídeo em seu hardware.

No Notebook geralmente elas são apresentadas nas laterais, sendo encontrados os conectores do tipo VGA e HDMI.



DominioTXT - VGA HDMI em Notebooks


Em desktops geralmente se encontra uma única saída de vídeo sendo na maioria dos casos do tipo VGA, porem caso o equipamento tenha sofrido um Upgrade e tenha sido instalada uma placa de vídeo Offboar, é possível que o mesmo apresente mais opções de vídeo como VGA, DVI, Vídeo Componente ou HDMI, o que torna possível a utilização das configurações de Múltiplas Áreas de Trabalho.



DominioTXT - VGA HDMI em Desktop


Selecione o cabo que o seu equipamento suporta seja ele VGA, DVI, Vídeo Componente ou HDMI, conecte ao cabo junto ao seu Computador ou Notebook, e então ligue o equipamento de vídeo secundário.

Na área de trabalho do seu sistema operacional, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades” no Windows XP, “Resolução de tela” no Windows 7 e “Configurações de Exibição” no Windows 10.



DominioTXT - Configurações de Tela Windows


Conforma a imagem, serram abertas as respectivas abas de configuração de tela correspondente ao seu sistema operacional, dentro dele você deve clicar no botão identificar e em seguida selecionar na opção abaixo qual o tipo de área de trabalho deseja utilizar, se Estendida, ou se Duplicada.


Windows XP

DominioTXT - Configurações de tela Windows XP

Windows 7

DominioTXT - Configurações de tela Windows 7

Windows 10
DominioTXT - Configurações de tela Windows 10



Obs. 1.: Lembrando que se escolher a opção “Área de trabalho Estendida”, o segundo equipamento pode ser acessado arrastando as janelas e aplicações para o lado que o equipamento de numero 2 é apresentado na tela de configurações, conforme seu sistema operacional.


Obs. 2.: Alguns equipamentos da linha de Notebook, Netbook e Portáteis possuem um atalho para esta função que pode ser acessado através da tecla “FN” e uma tecla secundaria. Pra ver este atalho você deve pegar o modelo do seu equipamento e verificar junto ao site do fabricante como proceder neste caso. Porem a melhor forma é utilizando os passos anteriores.


Sem sombra de duvida esta é uma das funções mais utilizadas no meio de apresentações , palestras ou reuniões e que nem sempre são bem exploradas por seus usuários, devida a falta de conhecimento e ate mesmo pratica.


Dicas.


É interessante destacar que quando você trabalha com duas telas, você deve ficar a tento as resoluções máximas que cada uma suporta, pois caso esteja utilizando telas de tamanhos diferentes para a “Área de trabalho duplicada” o computador ira travar a resolução para ambas, baseada na menor resolução de uma das duas.

Porem se estiver utilizando a “Área de trabalho Estendida” o tamanho das telas e suas resoluções são indiferentes para a maquina, pois nesta configuração as telas não dependem uma da outra para serem ajustada, e neste caso Resoluções maiores e com maior qualidade serão permitidas.

Para entender melhor o sistema de resolução dos equipamentos, nos indicamos a leitura do artigo “Entenda o sistema de resoluções HD FullHD e 4k”, que trata de explicar como funciona e quais as principais qualidades de imagens trabalhadas pelos equipamentos de vídeo.



DominioTXT - Mouse sem Fio


Uma outra dica para quem trabalha bastante com o sistema de apresentações seria utilizar um Mouse do tipo sem fio para a passagem de slides, pois desta forma o palestrante não precisa ocupar um auxiliar e desempenhar esta função ele mesmo, o que da mais naturalidade para as suas apresentações.


Acesse o nosso canal e se inscreva la para receber nossos videos, conforme eles forem saindo "Canal DomínioTXT".

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.







Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica