Instalando drives de Som Vídeo e Rede [Manual]

DominioTXT - Instalar Drives no Computador
Instalando drives de Som Vídeo e Rede.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Tão comum quanto instalar uma impressora em um computador, é efetuar a instalação de drivers dos componentes internos do mesmo. Porem poucas pessoas sabe como efetuar esta tarefa e isso se da pelo simples fato de não haver fontes de conhecimento, focadas em atender o usuário comum.

É com o intuito de auxiliar aqueles que por algum motivo precisão efetuar esta tarefa que nos do Blog DominioTXT trazemos um manual rápido e pratico de como efetuar a instalação de drivers no seu computador.

Hoje iremos demonstrar como efetuar a identificação e instalação de drivers do seu computador.



Considerações iniciais.


Para dar continuidade a este manual, você precisara de um programa que identifica os componentes do seu computador, e os apresente de forma clara e simples. Hoje no mercado nos temos uma serie de aplicações que fazem este trabalho, porem a maioria requer a aquisição de uma licença, o que de algum modo acaba gerando mais um incomodo para o usuário.

A fim de facilitar esta tarefa nos trazemos para os nossos usuários, a aplicação Spaccy, a mesma apresenta um relatório completo dos dispositivos que estão presentes no hardware do seu computador, independente de eles estarem corretamente instalados.

Baixe agora o Spaccy, para então darmos continuidade ao nosso manual.

Outro fator que também deve ser considerado de extrema importância seria o acesso a internet, pois como já se deve ter constatado, precisaremos efetuar o download dos drives do seu computador, e para isso será necessário uma boa conexão banda larga.


Identificando componentes.


Assim que você efetuar o download do Spaccy, basta executa-lo para que o mesmo apresente uma tela onde será carregado e apresentado por categorias os seus componentes de hardware.



DominioTXT - Spaccy Drives


Nesta primeira tela já temos algumas informações que são de estrema importância como.


  • 01 - Sistema operacional.
  • 02 - Processador.
  • 03 - Memoria RAM.
  • 04 - Placa Mãe.
  • 05 - Placa de Vídeo.
  • 06 - Disco Rígido.
  • 07 - Drives Óticos.
  • 08 - Placa de Áudio.


Dentro destas opções já temos Três informações que são de suma importância, que é o nome da “Placa Mãe”, o nome da “Placa de Vídeo” e o tipo da “Placa de Som”, que são os principais componentes a serem reinstalados quando um computador é formatado ou apresenta alguma falha recorrente da falta de drivers.

Após anotar todas as informações disponibilizadas na tela inicial, chegamos a parte que será um pouco mais difícil, que é a localização e instalação dos Drivers.


Instalando os Drivers.



Localizado no menu lateral do aplicativo Spaccy, temos as abas que mostram informações mais especificas de cada componente instalado fisicamente no seu Desktop. Primeiro, selecione o item Placa Mãe e fique atento as informações referentes ao “Fabricante” e “Modelo”.



DominioTXT - Spaccy Drives Placa Mãe


Para baixar os driver de Áudio, Vídeo e Rede, você deve pegar o nome da placa mãe, que neste caso é uma “ASUSTeK” e que tem a referencia de produto “P8Z68-V PRO” e acessar o site do fabricante dela, que neste caso é a própria Asus.

Hoje os principais fabricantes de Placa Mãe são.




Estas empresas são as principais fabricantes deste tipo de componente, e existe uma grande possibilidade de que o seu computador esteja utilizando uma Placa Mãe fabricada por uma delas.

Na maioria dos casos, você ira encontrar os drives de Áudio, Vídeo e Rede junto no site do fabricante da placa mãe, pois é padrão que estes componentes estejam integrados junto a sua placa mãe.

Acesse o site do fabricante da sua placa mãe, navega ate as abas de Suporte ou Download, e então indique o modelo do seu produto, seguido do sistema operacional que esta funcionando no seu computador, ou que pretende instalar.

Serão apresentados todos os Drivers disponíveis e correspondentes a sua placa mãe, e que são compatíveis com o Sistema Operacional que será utilizado no Desktop.



DominioTXT - Download Drive Placa Mãe


Porem podem haver casos em que seja necessário procurar os componentes individualmente, pois como já vimos no artigo “Identificando placas de Vídeo”, hoje é possível efetuar a instalação de componentes extras nos Desktops, e estes possuem uma funcionalidade independente dos drivers da placa mãe, o que torna necessário efetuar a instalação de drives específicos para cada um deles.

Caso o seu Computador possua algum componente do tipo OffBoard, isso significa que este componente foi adicionado ao seu Hardware posteriormente, e portanto não possui vinvulo algum com os drives do fabricante da placa mãe.



DominioTXT - Spaccy Drive Outros Componentes


Percorra os menus laterais que correspondem aos Três componentes principais para o funcionamento do seu computador, e verifique se baixou e instalou os drivers correspondentes.


  • Gráficos - Para a Placa de Vídeo.
  • Áudio - Para a placa de Som
  • Network – Para drives de Rede por Fio ou Wireless.

Como visto na imagem anterior, o Desktop possui uma placa de rede Wireless, que foi deve ser instalada conforme os drives do fabricante, que neste caso é a D-Link. Assim como foi feito para obter os drives do Fabricante da placa mãe, você deve fazer o mesmo para conseguir os drives da placa de rede.

O procedimento todos é bem simples, basta identificar o Fabricante e Modelo do componente e acessar o site do fabricante para obter os Drives. Em alguns casos pode ocorrer de não existir drives específicos para o sistema operacional que você deseja utilizar, para estes casos, baixe o drive correspondente para uma versão anterior do sistema operacional desejado que funcionara igualmente.

Alguns fabricantes como Positivo, Dell e HP possuem suas próprias linhas de componentes, o que facilita bastante na hora de efetuar a instalação dos drives, pois basta você inserir o numero do produto que esta na etiqueta colada na lateral do Gabinete, que o próprio site disponibiliza todos os drives que a maquina utiliza.

Acesse o nosso canal e se inscreva la para receber nossos videos, conforme eles forem saindo "Canal DomínioTXT".

A todos o meu singelo agradecimento.
Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica