Entenda o sistema de resoluções HD FullHD e 4k [Informação]

Entenda o sistema de resoluções HD FullHD e 4k.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

DominioTXT - monitoresResolução é poder.

Nos tempos de hoje ao adquirir um aparelho reprodutor de mídia, ou popularmente chamado de Monitor ou TV, nos deparamos com um fator chamado qualidade de vídeo, que esta representada pelas siglas HD “High Definition”, FullHD, UltraHD ou 4K e a 8k.

Porem muitas vezes adquirimos um equipamento de maior valor sem se quer sabermos a diferenças técnicas que cada uma das resoluções apresenta, ou em alguns casos nos baseamos nas informações passadas pelo vendedor que devido a falta de instrução técnica comete equívocos ao demonstrar quais os benefícios reais que cada equipamento possui.



Resolução Real das qualidades.


Primeiro intenda que todas as imagens transmitidas nestas qualidades, utilizam a tecnologia de transmissão digital, as demais com qualidades inferiores trabalham com o sistema analógico de transmissão, os quais possuem uma qualidade de imagem inferiores ao formato HD, ou seja menor que 1280x720.

HD - Os equipamentos com qualidade HD apresentam uma resolução de 1.280 x 720. Sendo os valores em 1.280 colunas de pixels e 720 linhas, o que resulta em mais de 1 milhão de pixels na tela do equipamento.

Full HD - Os equipamentos que apresentam esta qualidade tem uma resolução de 1.920 x 1.080. Nestes valores temos 1.920 colunas de pixels e 1.080 linhas, o que nos garante um quantidade de pixels por tela de mais de 2 milhões.

 

Ultra HD (4k) - Nos equipamentos de qualidade UHD ou 4k a resolução chega a 3.840 x 2.160, o que seriam quatro vezes maior que a qualidade anterior, totalizando mais de 8 milhões de pixels por tela.

8K - A resolução 8k é atualmente a que apresenta a maior qualidade de imagem, pois pode apresentar uma qualidade 16 vezes maior do que na resolução full HD.

No total os equipamento com qualidade 8k possuem uma resolução de 7.680 x 4.320, o que nos daria mais de 33 milhões de pixels por tela.




DominioTXT - Monitor


Uma que não chega a ser considerada uma resolução pois opera entre as qualidades HD e FullHD mas que esta bastante presente na vida dos brasileiros é a HD Ready, formato utilizado para transmissão de mídias HD, frequentemente usado por canais de Tv Aberta.
Sua resolução é próxima de 1366 x 768, e é transmitido no formato Panorâmico “16:9” enquanto o as TVs analógicas operam o formato 4:3.

 

Mas como saber qual a Televisão ideal para mim.


De acordo com estudos, televisores com tamanhos entre 50 e 70 polegadas apresentam maior visibilidade dos pixels das imagens, o que acaba por gerar um desconforto ao olhos dos usuários.

Porem existe uma formula matemática para descobrir qual a televisão seria a ideal para o seu ambiente, a mesma baseia-se em multiplicar a distancia entre o local de instalação do televisor e o sofá por 18 caso pretenda adquirir um equipamento com qualidade HD ou multiplique por 21 caso o equipamento seja FullHD.

Considerando que o espaço entre a minha televisão e o meu sofá é de aproximadamente 2,3 metros, o meu equipamento devera ter aproximadamente 40 polegadas se possuir tecnologia HD, ou aproximadamente 48 polegadas para um equipamento FullHD, de forma a evitar a visualização dos pixels.

 

Curiosidade.


O que é 1080p e 1080i.
O acompanhamento do P e do I junto de uma classificação de qualidade visual de um vídeo, referem-se a dois sistema de atualização diferentes sendo o “P” progressivo, onde as linhas de pixels são atualizadas simultaneamente o que tem como resultado uma maior qualidade de imagem, já no “I” as linhas de pixels são atualizadas alternadamente.
Este formato é muito comum em vídeos da Internet.


A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Panasonic
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica