PostgreSql No Clusters Exist [Manual]

DominioTXT - PostgreSql
PostgreSql "No Clusters Exist".

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Novamente estamos aqui para trazer um novo manual relacionado ao PostgreSql, pois como já informamos, nos do Blog DominioTXT temos um apego sentimental muito grande com este banco de dados de código aberto.

Após debatermos as formas de efetuar backup do PostgreSql pelo terminal, e até mesmo a como efetuar a instalação do PostgreSql pelo terminal também, agora nosso assunto vai partir para a área de correção de bugs.

Depois de muito trabalhar com este brilhante banco de dados, notamos que devido a algumas instalações e reinstalações, tivemos alguns problemas relacionados com o a inicialização do Cluster, junto ao sistema operacional Linux.


Hoje vamos corrigir o problema de inicialização de Cluster no PostgreSQL.



Causas do “No Clusters Exist”.


A principal razão para que ocorra este tipo de problema, esta ligada ao próprio sistema operacional Debian, que por sua vez trabalha com um sistema de localização que é definido inicialmente durante a instalação do sistema.


Por algum motivo que não saberemos explicar no momento, o Ubuntu perde esta configuração de localização, sempre que após feita a desinstalação do banco de dados no sistema operacional, e se faz a limpeza dos locais de instalação do Banco de Dados.

Para emular este problema basta efetuar a desinstalação do banco de dados com o comando “apt-get remove postgresql*”, e em seguida limpar os locais de instalação do PostgreSql com os comandos a seguir.


# rm -rf /usr/lib/postgresql/
# rm -rf /var/lib/postgresql/
# rm -rf /etc/postgresql/


Assim que efetuar este processo, efetue a reinstalação do banco de dados através do comando “apt-get install postgresql” e então ao fim da instalação será apresentada a seguinte mensagem.


DominioTXT - PostgreSql No Clusters Exist


Esta mensagem também pode ser apresentada mesmo se o Banco de dados já estiver instalado e tentar inicializar “/etc/init.d/postgresql start”, após alguma fonte desconhecida causar o mesmo problema de localização do sistema.




DominioTXT - PostgreSql No Clusters Exist



Corrigindo problema “No Clusters Exist”.


Para corrigis este problema basta você executar o comando “dpkg” para reconfigurar as “Locales” do seu sistema operacional Ubuntu, e na sequencia recriar o cluster de inicialização do banco de dados, para então estar iniciando o seu banco de dados PostgreSql.

Para reconfigurar as locales você pode utilizar o comando a seguir.


# dpkg-reconfigure locales



DominioTXT - linux configurando locales


A configuração do Cluster de inicialização do PostgreSql é feita durante a instalação, e caso o mesmo tenha encontrado algum problema durante este processo, ele não efetuara a configuração. Problemas derivados de mal uso do banco de dados também podem ocasionar a perda da configuração do Cluster de Inicialiação.


Pra efetuar a configuração, basta usar o comando a seguir.

# pg_createcluster 9.3 main --start



DominioTXT - PostgreSql reconfigurando Cluster



  • Obs.: Vale lembrar que no comando “pg_createcluster 9.3 main –start” o 9.3 refere-se a versão do banco de dados PostgreSql que esta instalada no meu sistema operacional, e que portanto deve ser substituído pela versão que esteja rodando na sua estação.
Após concluir reconfiguração do Cluster de inicialização, o seu banco de dados PostgreSql já estará apto a funcionar normalmente, podendo ser inicializado pelo comando a seguir.


# /etc/init.d/postgresql start



DominioTXT - Iniciando PostgreSql


Tecnicamente não encontramos nenhuma causa que não a eliminação dos arquivos do banco de dados, para que este tipo de problema ocorra, mas o que podemos afirmar é que na maioria dos casos o mesmo não poderia ser considerado um erro de categoria gravíssima, pois como visto o podemos corrigi-lo em poucos segundos.

Acesse o nosso canal e se inscreva la para receber nossos videos, conforme eles forem saindo "Canal DomínioTXT".

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica