Esconder e proteger arquivos e documentos [Manual]

DominioTXT - Segurança de Arquivos
Esconder e proteger arquivos e documentos.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Quando se divide uma mesma estação de trabalho com outros usuários, falar de privacidade é um tanto difícil, pois como todos sabemos mesmo possuindo diferentes usuários em um mesmo Desktop, o compartilhamento de informações pessoais sempre ocorre.

Saindo um pouco do ambiente de uma única estação, temos pequenas redes comerciais, onde a administração de diretórios através de um sistema de “Domínio”, não se faz necessário, mas mesmo assim surgem arquivos que não devem estar expostos a todos os contribuintes.

Visando sempre descomplicar um pouco a tecnologia, hoje vamos auxiliar usuários a esconder arquivos que devem ser mantidos “Secretos” e mesmo bloquear os que devem de forma alguma serem vistos pelos demais usuários de uma mesma estação ou rede.

Hoje o assunto é Esconder e proteger arquivos e documentos, tanto em sistema operacional Windows como em Linux.



Esconder arquivos e pastas no Windows.


Como o Windows é o sistema operacional mais utilizado hoje a desenvolvedora disponibilizou ferramentas para o mesmo que visam o melhor funcionamento do mesmo quando utilizado por múltiplos usuários.

Porem poucos sabem que no sistema operacional da Microsoft nos temos algumas funções que mesmo hoje ainda são desconhecidas pelos usuários, como a função ocultar. A função “Ocultar” permite ao usuário manter arquivos em um determinado local mas que de maneira simples o mesmo não esteja acessível aos demais usuários.

Para ocultar um arquivo basta você clicar no mesmo com o botão direito e então abrir o menu propriedades no respectivo arquivo ou diretório.



DominioTXT - Propriedades Diretorio


Em seguida se abrira uma janela com três abras genéricas sendo elas “Geral”, “Compartilhamento” e “Personalizar”.
Na Aba Geral temos algumas informações referentes ao arquivo como:

  • Tipo.
  • Local.
  • Tamanho:
  • Tamanho em Disco.
  • Conté.
  • Criado em.
  • Atributos.
DominioTXT - Propriedades Diretorio



Acesse a primeira aba de nome “Geral” e copie o Local onde se encontra o seu arquivo, lembrando-se de adicionar ao final uma barra “\” e o nome do arquivo que desejas ocultar.
Conforme a nosso exemplo, o caminho para a pasta que desejamos ocultar fica conforme abaixo.

C:\Documents and Settings\dominiotxt\Desktop\Nova pasta
Observe que na ultima linha de informações onde temos o campo “Atributos”, temos a opção de marcar uma “Checkbox” com a opção “Oculto”, marque esta opção e em seguida clique em “Aplicar” e em “OK”.


DominioTXT - Propriedades Diretórios Ocultos



A partir deste momento o atalho do arquivo estará sempre oculto, portanto não estará mais disponível para ser acessado, sendo possível acessar novamente o arquivo apenas utilizando o caminho de “Local” que é a informação que você copiou anteriormente.

Para acessar o diretório ou arquivo que ficou oculto, basta você abrir o menu “Executar” através do menu Iniciar ou do atalho “Windows+R” e colar o caminho do arquivo que você obteve ante de ocultar.


DominioTXT - Acesso pelo menu Executar


Esta é uma boa forma para quem usa sistema operacional Microsoft de esconder arquivos e diretórios em uma mesma estação ou rede, pois a partir do momento que o outro usuário não consiga ver que o mesmo exista, ele não poderá clicar e dar aquela bisbilhotada no conteúdo.

Obs.: Quando utilizado em umas pasta compartilhada, o usuário que for ter acesso a uma pasta compartilhada com o atributo “Oculto” deve acrescentar o $ no final, caso contrario o mesmo não identificará que se trata de um arquivo oculto e portanto não abrira.


Exemplo de compartilhamento de arquivo oculto com base na nossa pasta.


10.1.1.20\Documents and Settings\dominiotxt\Desktop\Nova pasta$


Proteger arquivos e Diretórios.


Além da opção de ocultar um arquivo ou diretório que foi apresentada anteriormente, temos também a opção de proteger o mesmo com uma senha, o que permite que o mesmo seja enviado para alguém de confiança e que só seja visualizado pela pessoa desejada.


Para fazer isso você precisa de aplicação “7-Zip”, pois além de compactar arquivos e diretórios a mesma também possui uma função de adição de “Senha” junto ao processo, o que impede que qualquer pessoa visualize o conteúdo do pacote compactado sem ter a contrassenha.


Baixe a aplicação e efetue a instalação da mesma em seu sistema operacional. Lembrando que o “7-Zip” esta disponível tanto para Microsoft Windows quando para ambientes Open Source Linux.

Para baixar a aplicação para o sistema operacional Microsoft Windows, clique em "Baixar 7-Zip 15.7", e efetue o download a mesma diretamente no seu desktop, para Linux ubuntu, a mesma esta disponível via comando "APT-GET", ou gratuitamente na loja de aplicativos do sistema operacional. 
Caso tenha alguma duvida sobre o processo de compactação de arquivos, sugerimos a leitura do nosso artigo "Compactação de arquivos", que explica bem como funciona o processo de diminuição de tamanho dos arquivos.


Compactar com senha no Windows


Assim que tiver instalado a aplicação basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou diretório e clicar na opção “7-Zip” e em seguida “Adicionar ao arquivo”.




DominioTXT - Compactar com 7Zip



Na única aba que será apresentada na janela, terá no conto inferior direito um campo com o nome, “Encriptação” com dois campos.

  • Inserir Senha.
  • Reinserir Senha.
DominioTXT - 7Zip compactação com Senha



Preencha ambos os campos com uma senha idêntica, e então clique no botão “OK” para que o arquivo seja compactado e protegido com a senha que foi definida neste momento. Vale lembrar que arquivos compactados com sistema de proteção por senha são quase impossíveis de serem quebrados, e por este motivo são tão bem recomendados.



Compactar com senha no Linux.


Novamente, após a instalação do aplicativo 7-Zip no Linux, acesse o diretório onde se encontra o arquivo que deseja compactar e proteger, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do mesmo, e então selecione a opção “Comprimir”.




DominioTXT - Compactar 7Zip Linux



Na janela que vai se abrir, modifique o formato de compactação para “Zip”, para então ter acesso ao campo “Senha” que fica oculto sobre a opção “Outras Opções”.
Lembrando que as únicas extensões no 7-Zip que permitem a proteção do arquivo compactado são “.zip”, “.7z” e “.Cbz” e que se o seu Compactador não estiver apresentando o campo senha, possivelmente você esteja utilizando uma extensão de arquivo improprio.



DominioTXT - Compactar 7Zip Linux Senha



Preencha o campo “Password” ou “Senha” conforme a senha que deseja definir para o seu arquivo compacto e na sequencia clique no botão “Criar”, para que o 7-Zip crie o seu arquivo protegido.

O mais interessante sobre os arquivos compacto protegido por senha, é que o mesmo pode ser enviado para uma pessoa, ou mesmo armazenado em algum sistema Web do tipo “Nuvem/Cloud”, pois mesmo que outras pessoas tenham acesso a ele, ainda assim precisaram descobrir a senha.

Pronto agora você já sabe como proteger os seus arquivos de pessoas bisbilhoteiras que “sem querer” acabam visualizando coisas que não lhes pertencem.

Acesse o nosso canal e se inscreva la para receber nossos videos, conforme eles forem saindo "Canal DomínioTXT".

A todos o meu singelo agradecimento.



Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica