Configurando proxy no Ubuntu pelo Terminal [Video]

DominioTXT - Proxy Squid
Configurando proxy no Ubuntu pelo Terminal.
Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Como já foi debatido anteriormente, o blog DomínioTXT esta entrando na era dos vídeos tutoriais, pois como temos notado alguns de nosso leitores precisam deste tipo de material para auxiliar o já existente material por escrito.

Seguindo nossa linha de Artigos, hoje vamos configurar o apontamento de proxy em um sistema Ubuntu, porem pelo terminal, pois desta forma o mesmo pode ser utilizado para outras distribuições Linux ou mesmo para servidores onde não se tem uma interface gráfica disponível.

Caso tenha interesse em ver o Artigo "Configurando Proxy no Ubuntu pelo Terminal", clique no linque apresentado aqui.


Considerações iniciais.

No vídeo nos utilizamos uma maquina Virtual com sistema operacional Ubuntu 14.4, porem o mesmo procedimento já foi utilizado em maquinas com sistemas Lubuntu 14.4, Xubuntu, e Linux Mint 17.2 LTS Rafaela.

Durante o vídeo a nossa maquina não respondeu pois o nosso ambiente de teste não esta coberto por uma rede que tenha o sistema de gerenciamento de acesso Squid.

Tambem gostaríamos de salientar que a aplicação deste método de configuração de proxy são infinitas, pois pode ser utilizado em maquinas que não possuem um gerenciador acessível, ou mesmo para criar uma rotina de configuração automatizada.






Lembrando, é recomendado que seja feito um backup dos arquivos a serem editados, pois caso haja algum repudio do sistema para com os scripts alterados os mesmo podem ser restaurados.

Também recomendamos que os repositórios de todas as Distribuições Linux existente na sua rede devem sejam adicionados as regras do seu servidor Squid, pois desta forma as maquinas poderão atualizar dentro da rede com Proxy sem nenhum problema.


Acesse o nosso canal e se inscreva la para receber nossos videos, conforme eles forem saindo "Canal DomínioTXT".

A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica