Utilizando o Comando APT-GET [Manual]

DominioTXT - Apt-Get
Utilizando o Comando APT-GET. 

Bem vindos ao Blog DomínioTXT. 

Para os usuários mais familiarizado com as plataformas de software livre, ou mais especificamente os usuários das distribuições que tem como base o Debian, o comando “APT-GET” já é algo comum, porem hoje vamos descrever para que cada um destes comando serve e qual a sua aplicação.

Lembramos que o gerenciador de pacotes “APT-GET” é uma ferramenta originalmente desenvolvido para a distribuições Debian e que portanto só poder ser utilizados nas mesmas. 

Introdução ao APT-GET.

É normal que sistemas operacionais possuam ferramentas de trabalho chamados de programas ou aplicações, e elas é que caracterizam o ambiente de trabalho de um usuário. Porem a instalação de tais pacotes vem se tornando uma infeliz tarefa para os profissionais da área, pois muitas vezes alem de efetuar a instalação básica da aplicação, a mesma requer alguns pacotes, dependências ou mesmo a edição manual de scripts.

A fim de amenizar esta tarefa os desenvolvedores da distribuição Linux Debian, criaram o comando “APT” (Advanced Packaging Tool), que nada mais é que uma ferramenta responsável por efetuar a instalação e atualização dos pacotes e dependências de maneira simples e rápida. O projeto que tem como base repositórios ficou tão bom que hoje esta presente nas distribuições Debian e em todas as suas versões dependentes.

Comandos APT-GET.

Install.


 O complemento “install” tem como finalidade efetuar a instalação de um determinado pacote ou aplicação. Hoje é a forma mais rápida e segura de se efetuar a instalação de uma aplicação nas distribuições dependentes do Debian, pois o mesmo trabalha diretamente com o repositório da Canonical.

#sudo apt-get install APLICAÇÂO

Obs.: Lembrando que para se utilizar este comando é necessário saber o nome exato da aplicação que se deseja instalar.

Obs. 2: Em alguns casos a aplicação pode apresentar alguns problemas de dependências ou mesmo pacotes quebrados, nestas circunstancial deve ser adicionado o “-f” antes do complemento “install”.

Remove.


Assim como o comando anterior, este serve para efetuar a operação inversa, ou seja a desinstalação, ou como o próprio comando menciona a remoção de uma determinada aplicação do sistema operacional. Vale lembrar que esta função nem sempre executa uma remoção perfeita da aplicação, o que acaba deixando para trás algumas dependência, ou mesmo pacotes referentes a aplicação removida.

#sudo apt-get remove APLICAÇÃO

 Update.


O comando “update” tem como principal função fazer atualização da sua lista local de pacotes instalados na sua Distribuição. Estas informações são lidas pelo seu sistema operacional que imediatamente elabora uma lista das aplicações que possuem atualizações a serem instaladas.

#sudo apt-get update

DominioTXT -  apt-get update


Upgrade.


Assim como o comando “update”, “upgrade” também trabalha de forma a gerenciar as atualizações de pacotes instalados, porem sua função especifica é pegar os lista de pacotes geradas pelo comando anterior a aplica-las ao sistema operacional, logo podemos dizer que o comando “upgrade” é dependente do “update”, pois precisa que a lista de pacotes esteja atualizada para surtir algum efeito.

#sudo apt-get upgrade

Dist-Upgrade


Este comando também é responsável por efetuar uma atualização, porem as mudanças feitas por esta função são bem mais complexas, ja que neste caso o mesmo pode efetuar a atualização não so dos aplicativos mas sim do sistema operacional como um todo. Cuidado ao utilizar esta aplicação, pois se houver disponibilidade de um novo Kernel, o mesmo o atualizara, e neste caso algumas das suas aplicações poderão vir a não funcionar mais.

#sudo apt-get dist-upgrade

Obs.: Este comando é altamente recomendado quando o usuário pretende atualizar a versão do sistema operacional, sendo neste caso necessário que o usuário efetue a alteração dos diretórios da nova distribuição.

Obs. 2: Alterar ou atualizar uma versão de sistema operacional, requer o download de um pacote de arquivos muito extenso, sendo de extrema importância que se esteja em um ambiente com boa conexão a Internet e sistema de energia de emergência.

Obs. 3: Também é possível adicionar o complemento “--download-only“ na linha de comando para que o mesmo apenas efetue o Download das atualizações, e que as aplique quando o usuário executa o comando original novamente.

Autoremove.


Ainda dentro do “APT-GET”, este comando serve para eliminar pacotes e dependências que foram instalados automaticamente e que já não são mais úteis para o sistema operacional, de maneira a descarta-las automaticamente quando o mesmo for utilizado.

#sudo apt-get autoremove

Obs.: Este comando se limita apenas a eliminar pacotes em geral Bibliotecas, que ainda tenham algum vinculo com o APT, logo se você precisar eliminar alguma aplicação de terceiros, será mais adequado se seja utilizado uma ferramenta mais especifica para este tipo de ação.

Bônus.

 Já ouviste falar de “Easteregg”? EasterEgg ou Ovo de Pascoa na tradução literal, é o nome dado no meio da Tecnologia da Informação para os segredos escondidos pelos programadores em suas aplicações, que em geral quando descobertos revelam algum tipo de conteúdo, que pode se tratar de musicas, filmes, jogos ou mesmo imagens.

Mas porque tocamos neste assunto? Simples o comando “APT-GET” Também possui um EasterEgg que pode ser acessado pela seguinte linha de comando.

#sudo apt-get moo

Enfim, as possibilidades desta ferramenta são tantas que poderíamos escrever mais dois artigos referente as suas diversas possibilidades de uso, porem resolvemos destacar apenas as mais comuns e sua forma simples de uso.

Esta ferramenta é claramente um avanço para o sistema operacional, pois elimina uma das maiores dificuldades do Linux que seria a instalação de novas aplicação, pois a mesma possibilita que usuários com baixo nível de conhecimento efetuem a instalação de pacotes no sistema de forma pratica e rápida.

OBS.: Não esqueça de executar o código Bônus!

A todos o meu singelo agradecimento. 

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Apt How To

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica