O que é DNS e IP [Informação]

O que é DNS e IP.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.


DominioTXT - Internet
Hoje em dia é tão comum as pessoas falarem sobre Internet, que mesmo os menos experientes já sabem o significado de alguns dos termos técnicos utilizados para identificar os serviços presentes nos ambientes de rede.
Porem nem todos saber qual a importância ou função de se ter um IP ou DNS, e quais os verdadeiros significados destas siglas.

Hoje vamos falar sobre IP e DNS e quais suas funções nos ambientes de rede.



Para que as coisas ocorram corretamente na WEB é preciso que tudo esteja muito bem identificado, pois como todos sabemos a forma de funcionamento da mesma se baseia em solicitação e envio de pacotes, porem é preciso saber de onde vem cada solicitação e para onde vai cada um destes pacotes e é aqui que entra o IP e o DNS.


O numero IP ou “Internet Protocol no português Protocolo de Internet” é uma identificação dada aos dispositivos (computador, modem, celular e etc.) que estejam ingressando em uma conexão de rede local ou publica, por isso todo e qualquer equipamento que opere dentro de uma LAN ou WAN deve possuir um numero de IP, e na maioria dos casos o mesmo é distribuído aleatoriamente, em uma combinação única que é gerenciada por um Servidor DHCP de forma que fique impossível duas maquinas obterem o mesmo numero IP em uma mesma rede.
Os números IP possuem hoje duas categorias o IPV4 mais antiga e que trabalha com um numero de 32bits, e IPV6 definido em 1998 pela IETF, e que vem para combater a exaustão do IPV4 que estava previsto para uma data próxima a 2012, o mesmo utilizando um numero de 128bits.



O DNS ou “Domain Name System” é um serviço de Gerenciamento de Nomes hierárquicos, o mesmo é distribuído para todo e qualquer equipamento conectado a uma rede, seja ela publica ou privada. O serviço de DNS opera com nomes hierárquico o que permite que sejam cadastrados nomes para hosts servidores e números IP, tornando a assimilação de um determinado endereço mais fácil aos olhos humanos.
No total existem 13 servidores de DNS no mundo que são considerados como a raiz pois sem eles é muito provável que não exista Internet.

Entre estes servidores, um total de dez(10) estão localizados nos Estados Unidos da América, um(1) na Ásia e os outros dois(2) no continente Europeu. Para aumentar a efetividade destes serviços, varias replicas foram espalhadas por todo o mundo, sendo o Brasil a receber o seu primeiro servidor DNS por volta de 2003.

Uma das principais funções do DNS e prover ao usuário a possibilidade do mesmo digitar na barra de pesquisa do navegador a palavra “Yahoo”, e automaticamente a aplicação direcionar o usuários para um serviço hospedado no servidor de IP “212.82.102.24”, dispensando ao mesmo a memorização de tamanho digito.


Devido ao fato de que ambos IP e DNS serem únicos para o mundo todo, isso criou um mercado de compra e venda de ambos, em que um DNS pode valer mil vezes o seu valor inicial, dependendo única e exclusivamente da procura pelo mesmo.
Os últimos casos registrados foram as vendas dos domínios “ebola.com” e “cannabissativa.com” que com a o aumento das noticias em torno destes assuntos, despertaram o interesse de duas industrias farmacêuticas Americanas que pagaram o equivalente a mais de 500 mil R$ para adquirir os registros dos seus atuais proprietários.



Portanto se considerarmos que o IP e o DNS são uma forma de identificar uma conexão, e que os mesmos indicam o posicionamento de tudo aquilo que conhecemos como Internet, podemos afirmar que o mesmo se assemelham aos “CEP” e aos “Nome de Ruas”, e que como tais, tem a mesma importância para o mundo digital que os mesmos possuem no mundo real.


A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Wikipedia Ip DNS
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica