Configurações de rede pelo Command [Manual]

Configurando rede usando scripts em  Command.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.



DominioTXT - W-Command
Hoje teremos um manual que poderá ajudar em muito os profissionais da área devido a sua aplicação em ambiente de trabalho. 

Estamos falando de configurações de rede, mas não utilizando a janela “Propriedades de Conexão Local” do sistema operacional, mas sim feita por linha de comando, o que garante mais agilidade e possibilita até mesmo uma forma de automatização do processo, dependendo de como for utilizada. 

Algumas empresas têm como padrão a utilização do protocolo TCP/IP “estático” o que implica na configuração de um endereço de rede fixo na estação de trabalho dos usuários, já outras fazem uso do sistema de protocolo “Dinâmico” onde um servidor disponibiliza estas configurações as placas de rede das estações.


Configurado IP Mascara e Gateway.

Pois bem vamos ao que interessa. Abra o Command do seu Windows e em seguida digite o seguinte código.

netsh interface ip set address name=Conexão local source=static addr=10.1.1.10 mask=255.255.255.0 gateway=10.1.1.1

O script utilizado para esta operação é padrão até a chave “name” que é o nome dado a sua conexão em nosso exemplo utilizamos o nome “Conexão local” para nossa rede, o endereço de IP “10.1.1.10”, a mascara de rede “255.255.255.0” e como Gateway Padrão “10.1.1.1”. Lembrando que os endereços utilizados devem conferir com os que sua rede local esta trabalhando, assim como o nome que este configurado para a mesma.

Configurando DNS.

Mas e se houver a necessidade de alterar o “DNS”? Para alterar o Dns precisaremos utilizar dois scripts um tanto diferentes sendo uma para alterar o valor do DNS primário e o seguinte para alterar o valor do DNS secundário.

Primário:
netsh int ip set dns "Conexão Local" static 8.8.8.8

Secundário:
netsh int ip add dns "Conexão Local" addr= 8.8.4.4 index=2

Conforme o exemplo acima o primeiro script  insere o DNS “8.8.8.8” como primário enquanto o segundo ira adicionar  “8.8.4.4” ao endereço secundário. Nota-se que os scripts são diferentes, porem está foi a única forma que consegui  fazer com que ambos funcionem em ambas as versões do Windows 7 e Xp.

Reconfigurar placa de rede para modo Dinâmico.

Temos também o caso inverso, em que o usuário sai de um ambiente sem um servidor “DHCP” e egressa em uma rede com este gerenciamento, portanto há a necessidade de remover as configurações  da placa de rede e ativando o Cliente “DHCP” da estação de trabalho.
Para fazer este processo podemos utilizar o script a seguir.
Para IP,  mascara de rede  Gateway Padrão
netsh interface ip set address "Conexão Local" source=dhcp

E para DNS primário e secundário.
netsh int ip set dns "Conexão Local" source=dhcp

Lembrando novamente que "Conexão Local" é o nome dado a nossa conexão de rede ao qual estamos aplicando as alterações. 

A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Netsh commands for Interface IP 

Deixe seu comentário...