Redirecionamento 301 WWW no Blogger [Manual]

DominioTXT - Redirecionamento 301
Redirecionamento 301 WWW no Blogger.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Visando sempre melhorar o numero de visualizações de um site ou bloguer, muitos usuários procuram por técnicas milagrosas para o aumento de trafego, porem na maioria dos casos os próprios desenvolvedores acabam esquecendo-se do básico e por este motivo perdem boa parte dos seus visitantes.

Uma das principais mudanças para os usuários de plataformas predefinidas e que trás mais credibilidade a um canal seria a aquisição de um Domínio próprio, pois este facilita a memorização do nome do seu conteúdo junto aos mecanismos de buscas como o próprio Google.

Hoje vamos ver como efetuar o redirecionamento 301 no Blogger e torna-lo acessível sem a necessidade do “WWW”.




Considerações iniciais.



Este manual se aplica a ferramenta do Google Blogger junto ao serviço de gestão de domínios do Registro BR, pois o próprio Google deixa este tipo de tarefa como responsabilidade do proprietário e portanto deve ser feita pelo mesmo.

Sistemas de hospedagem geralmente fazem este redirecionamento junto ao site dos clientes, porem caso o seu site não seja redirecionado, entre em contato com o seu Host e solicite este serviço para o mesmo.

Este manual se aplica integralmente as ferramentas mencionadas anteriormente, porem pode ser parcialmente útil quanto se trata do sistema do Registro Br que oferece uma interface padrão para todos os usuários.

A finalidade deste artigo é facilitar o acesso a sua Pagina Virtual, pois a partir do momento que o seu PortalWeb possui o redirecionamento 301 o mesmo passa a responder a solicitações sem o “WWW” o que deixa a sua URL menor e muito mais fácil de ser memorizada.


Descobrir o IP do seu Hoster.



Antes de dar inicio ao processo todo, é necessário descobrir o “IP” Hoster do seu Site/ Blogger, pois será necessário ter esta informação em mãos para dar continuidade ao nosso manual.


Para descobrir esta informação basta você abrir o menu Iniciar do seu sistema operacional Windows e no campo de busca Digitar CMD, para ter acesso ao “Prompt de Comando”.



DominioTXT - Redirecionamento 301


No “Prompt”, digite o comando “ping” seguido do endereço do sei Site/ Blogger, para que o sistema envie um pacote de dados para o mesmo e obtenha uma resposta caso o endereço esteja ativo.

#ping www.seusite.com.br



DominioTXT - IP pelo COMAND


Como retorno o Hoster do seu Site/ Blogger enviara cinco pacotes de volta, contendo inúmeras informações inclusive o numero IP do seu site, que é a informação que estamos procurando.

Anote este numero, pois será utilizado mais tarde, e caso tenha alguma duvida sobre este assunto, nos recomendamos a leitura do nosso artigo que trata sobre “O que é DNS e IP”.


Efetuando redirecionamento 301 no RegistroBR.



Primeiro você deve acessar o painel de administrador do seu usuário junto ao portal de gerenciamento de domínios Registro.br, para então poder administrar a sua conta.




DominioTXT - Loguin Registro BR


Assim que efetuar loguin no seu usuário, navegue ate a abas correspondente aos domínios registrados e então selecione o endereço de domínio que deseja efetuar o redirecionamento.



DominioTXT - Dominio Registro BR


Após acessar o gerenciamento do domínio desejado, navegue ate a opção “DNS”, e então clique em “Editar Zona”, para que tenha acesso a pagina de configurações de DNS do seu Domínio.


DominioTXT - RegistroBR Configurar DNS


Nesta tela provavelmente você terá os dois redirecionamentos que foram feitos para que o seu Domínio pode-se ser adicionado ao seu Blogger, ou os redirecionamentos correspondente ao seu site.
Abaixo deles tem o botão “Nova entrada” , clique nele para que possamos adicionar o redirecionamento.


DominioTXT - RegistroBR Configurar IP


Neste menu que se abriu temos três campos:
  • Prefixo - deve permanecer em branco.
  • Tipo - Deve ser selecionado o do tipo “A”.
  • Endereço IP - Onde vai o endereço IP do Hoster do seu Site/ Blogger.
Preencha corretamente todos os três campos e na sequencia clique no botão verde para adicionar o seu redirecionamento junto aos demais. Com isso concluímos toda a parte do manual correspondente ao Registro BR.

Obs.: O Numero IP a ser inserido neste passo, e o mesmo que foi obtido na etapa anterior deste manual, portanto preste bem a atenção neste numero pois caso ele seja preenchido errado o mesmo perdera o direcionamento e não apontara para o seu Site/ Blogger.


Efetuando redirecionamento 301 no Blogger.


No Blogger acesse a conta correspondente ao seu canal, e navegue ate o menu de “Configurações”, e dentro dele vá até a aba “Basico” para ter acesso as ferramentas de configurações de redirecionamento.





DominioTXT - Redirecionamento 301 Blogger


A direita, no campo “Publicação” temos o subcampo “Endereço do blog” onde você já deve ter configurado o seu Domínio antes, clique na opção “Editar” sobre o mesmo para ter acesso a uma caixa de redirecionamento.

Marque a caixa que indica “ Redirecionar meudominio.com.br para www.meudominio.com.br”.


DominioTXT - Redirecionamento 301 Blogger


Para finalizar o procedimento basta clicar no botão laranja “Salvar” e aguardar, pois o procedimento em alguns casos pode levar algumas horas para entrar em vigor, salvo alguns casos em que o mesmo já partiu funcionando desde o momento da configuração.


A partir de agora, o seu Site/Blog possui mais uma facilidade no quesito acesso, pois sempre que alguém digitar o sei endereço de domínio sem os “WWW” o mesmo será redirecionado automaticamente para o endereço de destino original.


A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica