Remover propagandas do navegador [Manual]

DominioTXT - Navegadores
Remover propagandas do navegador.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Um dos principais problemas da evolução é que ela anda sempre para um mesmo lado, fazendo com que todos que a acompanhem andem no seu ritmo, independente de ponto de vista ou opinião pessoal.

Visando sempre o lucro, as empresas de comunicações criaram Banners e outros tipos de propagandas para atrair o cliente para o seu chamariz, algo que não vem funcionando perfeitamente nos últimos tempos.

Porem como já aviamos mencionado, o mesmo agora evoluiu seus sistemas de propaganda, fazendo uso de armas até então novas, e de certo modo um tanto quanto perturbadoras para usuários mais leigos.

Hoje vamos auxiliar usuários a remover propagandas indesejadas dos seus navegadores.



Como funcionam e qual a finalidade.


Como todos sabem, a propaganda é a alma do negocio e hoje em dia muitas empresas vivem deste tipo de negocio, porem nem todas jogam limpo com o seus anúncios utilizando-os de maneira errada com o intuito de induzir o cliente ao “clique” mesmo que ele não tenha verdadeira intenção de visualizar aquele tipo de produto ou serviço.


Algumas empresas fazem uso de ferramentas de marketing um tanto aborrecedoras, enchendo a tela do navegador de propaganda, de forma que para podemos visualizar o artigo precisemos fechar as janelas “Popups” que na maioria dos casos não possuem botão de saída, dando assim o famoso “Miss Clic” em mais uma propaganda desnecessária.



DominioTXT - Propagandas em Excesso


Outra propaganda que vem aborrecendo bastante os usuários são os redirecionamentos de telas, que funcionam da seguinte forma. O site “X” adiciona um script no seu código de pagina que faz com que quando os usuários entrem na sua pagina os mesmos sejam redirecionados para a pagina de um “Anunciante”, fazendo assim com que o usuário tenha que voltar inúmeras vezes a pagina “X” para visualizar o conteúdo desejado.

Porem as técnicas aplica agora são muito mais agressivas, pois os anunciantes estão fazendo uso de sequestradores de navegadores, para forçar os usuários de uma plataforma ver a sua propaganda mesmo que a mesma não faça parte do código de um site.

Todas estas funções tem como finalidade prover visitas aos produtos ou serviços de um certo anunciante, que espera com esta visita gerar alguma negociação vantajosa para a sua empresa, ignorando se quer as suas intenções de compra e venda.


Como ocorre o sequestro de navegador.


A maioria dos casos são derivados de alguma instalação de aplicação, que geralmente se diz “Gratuitos”, ou mesmo algumas empresas do ramo de tecnologia, que desenvolvem “Instaladores” próprios para poder colocar junto ao processo algum script que faça o redirecionamento do seu navegador para as paginas desejadas.



DominioTXT - Instalações Automáticas


Também ocorre alguns casos em que o usuário clica em alguma janela de navegação acreditando estar sendo redirecionado para o conteúdo desejado mas que na verdade esta alterando registros do seu navegador para que o mesmo passe a apontar a “Pagina Inicial” para a de um anunciante, tornando a restauração da Pagina inicial padrão impossível.

Em ambos os casos o sequestro em si não age na forma de uma aplicação sendo instalada, mas sim na alteração dos arquivos de registro do sistema, algo que é muito mais difícil para um usuário de baixo nível identificar e tentar corrigir.

Muitos vão falar para você instalar uma aplicação de bloqueio de propagandas e “Popups”, ou mesmo algum procedimento milagroso que promete acabar com as propagandas do seu navegador, mas todos estes são propagandas enganosas, pois como mencionado no inicio, a propaganda é principal forma que os sites encontraram de gerar renda com o seu conteúdo, e portanto fazem parte do mesmo.


Corrigindo o problema.


Nem todos os problemas com propagandas podem ser solucionados, mas quando se trata dos métodos mais abusivos como o sequestrador de navegador ou mesmo aqueles que adicionam propagandas em excesso, estes podemos corrigir com uma remoção completa do navegador.

Para efetuar esta correção, baixe o aplicativo RevoUninstaller, pois ele possui alguns módulos que precisaremos utilizar para nos vermos livre das malditas propagandas. Você pode baixar a aplicação clicando em Download RevoUninstaller ou em qualquer outra vez que o mesmo for mencionado durante o manual.

Após efetuar o Download da aplicação, efetue a instalação do RevoUninstaller e em seguida execute-o, lembrando de executar a mesma como administrador caso a sua maquina esteja equipada com o sistema operacional Windows 7 ou superior.



DominioTXT - RevoUninstaller


Com a aplicação aberta na área de trabalho, navegue até os ícones que representam os seus navegadores e selecione um para que seja efetuada a desinstalação do mesmo em modo Avançado.



DominioTXT - Desinstalar Navegador RevoUninstaller


Selecione o seu navegador, que no nosso caso é o Mizilla Firefox e em seguida clique no Ícone Desinstalar para dar inicio ao processo.

Será aberta uma janela de desinstalação do aplicativo RevoUninstaller, com as seguintes opções:

  • Desinstalação Própria - Executa desinstalação do próprio aplicativo.
  • Seguro - Executa desinstalação própria seguida de uma verificação de sobras da aplicação.
  • Moderado - Efetua desinstalação com o modulo seguro e verifica sobras do aplicativo nos locais comuns. Ex: “C:\Arquivos e Programas”
  • Avançado - Faz o mesmo que o modulo anterior, mas procura por sobras e registros da aplicação em todo o Sistema Operacional, incluindo arquivos temporários e alterações de Registro.


DominioTXT - Modulos de Desinstalação RevoUninstaller


Selecione a terceira opção, pois precisamos efetuar uma varredura completa do Sistema para enfim eliminar de vez todas as extensões, adições e módulos que foram adicionados ao nosso Navegador automaticamente. Clique em Avançar e aguarde.

Antes de dar inicio a Desinstalação, o RevoUninstaller efetuara uma breve verificação de quatro etapas e então abrira o desinstalador do próprio navegador.


DominioTXT - RevoUninstaller remover MozillaFirefox


Para dar continuidade no procedimento, siga o processo de desinstalação do seu navegador seja ele o Mozilla, Google Chrome, Opera ou qualquer outro que você tenha instalado, e então aguarde a mensagem de finalização da desinstalação.


DominioTXT - Desinstalação Mozilla Concluida


Assim que for concluída a desinstalação do Navegador, o Assistente de remoção do RevoUnistaller voltara e liberara a opção “Avançar” da tela de Analise apresentada anterior, clique nela e aguarde a interação da aplicação.

Agora o Assistente efetuara a verificação completa das sobras referente ao Navegador que foi desinstalado, o Mozilla Firefox, e então apresentara um relatório referente aos Registros localizado no seu sistema operacional.

DominioTXT - RevoUninstaller Removendo registros


Clique na opção “Marcar Tudo” para que o assistente marque todas as chaves de Registros encontradas que tem alguma referencia ou vinculo com o Navegador, e em seguida clique na opção “Excluir” para estar apagando os registros. Dando continuidade no procedimento, clique em “Avançar”.

A próxima etapa é semelhante a anterior, porem nesta ao invés de serem verificadas sobras de “Registros”, serão verificadas sobras de arquivos do nosso navegador que não foram eliminadas do nosso Sistema Operacional pelo processo de desinstalação padrão.


DominioTXT - RevoUninstaller Removendo Arquivos de Sobras


Novamente clique na opção “Marcar Tudo” e em seguida clique em “Excluir” para eliminar todo e qualquer arquivo que pertence a antiga instalação do navegador, e que possam vir a causar problemas posteriormente. Clique em “Avançar” e aguarde.

Ao completar todo este processo o Assistente informara a seguinte mensagem “O RevoUninstaller completou com sucesso o procedimento de desinstalação!”. Agora basta clicar em “Finalizado” para concluir.




DominioTXT - RevoUninstaller Desinstalação Concluida


Para garantir que este processo tenha êxito, repita o mesmo com todos os navegadores que você tenha instalado no seu Computador. Após e apenas após efetuar a remoção de todos os navegadores de internet, efetue a reinstalação dos mesmos, evitando assim que as novas instalações Importem Pluguins ou Configurações de navegadores que ainda estão apresentando o mesmo problema.

Obs.: O Internet Explorer ou Microsoft Edge são navegadores padrão do Sistema Operacional da Microsoft e, portanto não poderão ser desinstalados, porem se efetuares o processo corretamente nos demais navegadores o mesmo surtira efeito para estes navegadores.

Você pode baixar o navegador Mozilla Firefox novamente aqui mesmo, basta clicar sobre o nome da aplicação em qualquer momento que a mesmo foi citada neste artigo, o link de download para do Google Chrome pode ser acessado clicando no mesmo.


A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica