No-Ip no Ubuntu 14.4 pelo Terminal [Manual]

DominioTXT - NoIP No-IP
No-Ip no Ubuntu 14.4 pelo Terminal.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

No artigo “O que é DNS e IP” vimos quais as funções e as importâncias destes serviços para a Tecnologia da Informação, pois é através deles que nossas aplicações Web sabem a localização dos servidores e serviços que queremos acessar em um determinado momento.

Porem adquirir um DNS, ou mesmo um IP Fixo não é algo muito simples, pois na maioria dos casos é necessário desembolsar pequenas quantias sendo em alguns casos Mensal este investimento, algo que para viabilizar um ambiente de teste fica um tanto quanto custoso.

Visando evitar gastos com estes serviços, foram desenvolvidos serviços de DNS gratuito, que na maioria dos casos pode quebrar um galho para usuários que estão iniciando na área de aplicações Web.

Hoje vamos configurar um serviço No-IP no Ubuntu 14.4.




O que é No-Ip e como funciona.


O No-Ip é um serviço Web que tem como finalidade apontar o endereço de um determinado computador na WAN para os demais usuários de outras localidades, este serviço se baseia em um cadastro feito junto ao site da Organização No-IP e uma aplicação local que é instalada e configurada pelo usuário em uma das maquinas da sua Rede Local(LAN), de forma a apontar o serviço Web desejado para a sua conexão local.

Enquanto um servidor de serviços Web precisaria de um contrato de IP-Fixo junto as operadoras, o No-Ip dispensa isso, pois o mesmo utiliza seu próprio DNS para ser a porta de entrada para as conexões estabelecidas pelo usuário, e as aponta para a Rede Local(LAN) do mesmo através de uma aplicação que fica informando o endereço do usuários para os servidores do próprio No-IP.

Os serviços do No-Ip são recomendados para quem esta iniciando suas atividades em sistemas Web, e que precisa de um endereço fixo, mas que não dispõem de recursos financeiros para adquirir um IP fixo junto a sua operadora.

O No-Ip é gratuito e pode ser instalado tanto em sistemas operacionais Linux como em sistemas Microsoft Windows, a conta No-Ip pode ser adquirida pelo endereço NoIp.com, acesse o mesmo e crie uma conta para então podermos dar continuidade ao manual.


Instalar e configurar No-Ip no Ubuntu 14.4.


Após ter criado uma conta junto ao serviço No-Ip, você precisa de uma estação que esteja operando o sistema operacional Linux, nos optamos por utilizar uma maquina com Ubuntu 14.4, mas qualquer outra distribuição pode ser utilizada para este manual.

Acesse o terminal da sua estação com Linux e em seguida logue como administrador.

# sudo su



DominioTXT - NoIP no Ubuntu


Agora vamos ir ate a pasta “SRC”, onde baixaremos o código e em seguida o descompactaremos.

# cd /usr/local/src/
# wget http://www.no-ip.com/client/linux/noip-duc-linux.tar.gz
# tar xf noip-duc-linux.tar.gz


[Imagem2]
DominioTXT - NoIP no Ubuntu


Como nos estamos utilizando este tutorial na data de 29 de agosto de 2015, a versão da aplicação que nos foi disponibilizada é o NoIp-2.1.9.-1, porem caso você esteja vendo este artigo em uma outra data, recomendamos que utiliza o comando abaixo para ver qual foi a pasta do No-Ip que foi disponibilizada.

# ls /usr/local/src/



DominioTXT - NoIP no Ubuntu


Assim que você verificar qual a sua versão, entre no diretório que foi descompactado e use o comando “make install” para efetuar a instalação dos pacotes.

# cd /usr/local/src/noip-2.1.9-1/
# make install



DominioTXT - NoIP no Ubuntu


Após dar o comando de instalação, o Assistente automatizado de instalação do próprio No-Ip solicitara a sua Conta de acesso ao No-Ip. Lembre-se de preencher corretamente seu “Usuário” e “Senha” e em seguida pressionar entre.


DominioTXT - NoIP no Ubuntu


Após este passo, o assistente de instalação solicitara que você defina o intervalo de update do próprio No-Ip. Este intervalo se refere ao tempo que a aplicação esperara antes de enviar novamente suas informações de IP para os servidores do No-IP.
Aconselhamos que deixe os 30 minutos padrão da aplicação, porem se a sua internet costuma oscilar bastante aconselho mudar este numero para um de menor valor como 2 minutos ou 5.


DominioTXT - NoIP no Ubuntu


Após definir o valor de minutos para 30, a ultima interação do assistente lhe solicitara se deseja executar algum script de aviso para quando a “Atualização de dados” for completada com sucesso, no meu caso eu marque “N”.

Agora que os arquivos de configuração já foram criados, você pode iniciar o serviço local do No-IP utilizando o comando abaixo.

# /usr/local/bin/noip2

Pronto com isso o sua aplicação No-Ip já deve estar funcionando, e você deve ter acesso as suas aplicações através do endereço que você configurou junto ao painel de administração de Host do site do No-Ip.

Obs.: Gostaríamos de salientar que apesar do serviço do No-IP ser gratuito, ele possui uma versão para assinantes, que oferece algumas opções que não estão disponíveis para a aplicação no modo gratuito, como o VNC- Reverso e alguns serviços de redes restritos a portas de banco de dados e outras aplicações comerciais.


Iniciar o No-IP automaticamente.


Como foi visto antes, o serviço do No-IP é instalado, porem ainda precisa de um comando para que seja iniciado, fazendo desta forma com que o administrador precise inicia-lo manualmente.

Para configurar o No-IP para se auto iniciar junto com o sistema, acesse a o diretório de inicialização do Ubuntu, o “initi.d”, e nele baixe o script “no-ip2” diretamente do site do desenvolvedor.

# cd /etc/init.d
# wget https://gist.githubusercontent.com/arthurleon/ced7a0c68276fe24bd43/raw/7018bd831095741c318f2b90559bda05c223e1db/no-ip2




DominioTXT - NoIP no Ubuntu


Caso você não consiga baixar o mesmo, você pode estar criando ele através de um editor de texto do próprio Ubuntu, e adicionar o script conforme abaixo. No terminal você deve usar o comando “nano” ou “vi” e nomear o arquivo com o mesmo que é apresentado no passo anterior “no-ip2”.


#######################################################
#! /bin/sh
# . /etc/rc.d/init.d/functions # uncomment/modify for your killproc
case "$1" in
start)
echo "Starting noip2."
/usr/local/bin/noip2
;;
stop)
echo "Shutting down noip2."
pkill noip2
;;
*)
echo "Usage: $0 {start|stop}"
exit 1
esac
exit 0
#######################################################


Após o download do script, ou da criação do mesmo, você deve tornar o arquivo um executável, e em seguida mudar seu proprietário para o usuário do administrador. Também é recomendado que você altere suas permissões para evitar futuros transtornos.

# sudo chmod +x /etc/init.d/no-ip2
# sudo chmod 777 /etc/init.d/no-ip2
# sudo chown root:root /etc/init.d/no-ip2



DominioTXT - NoIP no Ubuntu
Agora seu “No-Ip” estará iniciando automaticamente sempre que seu sistema operacional for iniciado, e sua maquina sempre estará visível para você aonde você estiver.

Obs.: O serviço No-Ip serve para identificar uma rede local (Lan), e não uma maquina ou estação especifica, portanto não é necessário criar vários endereços No-IP para uma mesma rede, e sim efetuar a administração dos serviços com base na sua porta de operação.

Acesse o nosso canal e se inscreva la para receber nossos videos, conforme eles forem saindo "Canal DomínioTXT".

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica