Configurando um VNC-SC Reverso [Manual]

Configurando um VNC-SC Reverso.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

DominioTXT - UltraVNCHoje vivemos em uma erra quase totalmente digital, em que tudo deve estar a um “clic” de distancia. Este processo evolutivo da tecnologia anda a passos largos e nos deixa cada vez mais próximos uns dos outros mesmo estando a quilómetros de distancia é possível, falar, ouvir, visualizar e até mesmo interagir com a pessoa que se encontra em outra cidade, pais ou continente.

O nome desta tecnologia é “Acesso Remoto”, ela possibilita que um Profissional da área de Tecnologia da Informação(T.I.) se conecte a Desktop de um usuário que se encontra distante, e o auxilie em um processo ao qual o mesmo esteja passando por dificuldade. Só que para poder ter acesso a este recurso é preciso que sejam efetuadas configurações na estação de trabalho do cliente, configuração esta que demanda conhecimento de uma pessoa especializada na área de T.I. o que acaba levando o técnico a se deslocar até o local onde esta a estação do usuário.



A fim de evitar este deslocamento o UVNC desenvolveu o sistema de “Acesso Remoto Reverso” que disponibiliza gratuitamente ao usurário um launcher de fácil acesso para que o mesmo solicite suporte via “Acesso Remoto” para o seu técnico.

Hoje vamos aprender a configurar um cliente de VNC-SC Reverso para sua empresa.

Primeiramente vamos destacar que para que VNC-SC Reverso funcione você precisa ter um sistema de IP-Fixo ou um DNS fixo para onde vamos apontar a nossa solicitação de pacote e a segunda mas não menos importante ambos cliente e suporte precisão estar com acesso a Internet banda larga.

Primeiramente efetue o download de dois arquivos, um deles é o instalador do UltraVNC e o outro é do arquivo “custom.zip” que é o arquivo que vamos utilizar para gerar o nosso “launcher” no VNC Reverso.

UltraVNC Download.
Custom.zip Download.

Abaixo segue a tela do nosso cliente customizado para acesso remoto.

DominioTXT - UltraVNCReverso



Dentro do arquivo “Custom.zip” temos 6 arquivos que são importantes para elaboração do “launcher” do nosso cliente de VNC Reverso, que são eles.

  • icon1.ico
  • icon2.ico
  • logo.bmp
  • rc4.key
  • background.bmp
  • helpdesk.txt

Icon1 e Icon2.

Estes são os ícones que vão representar uma sessão do seu acesso remoto, sendo o Icon1 a imagem que vai representar o ícone do seu executável de “VNC-Reverso”, e Icon2 que indicara que uma sessão de acesso remoto esta ativa, este costuma ser apresentado na barra de tarefas, no canto inferior direito do seu monitor, ao lado do relógio. Ambos podem ser editados contando que se mantenha as dimensões de 32x32 e o formato “.ico”.

Logo.

Este arquivo é nada mais que um logo que será apresentado na tela do executável do seu “VNC-Reverso”. Este também pode ser editado ou substituído, desde que o novo arquivo tenha obedeça as dimensões de 196x181 e apresentar a extensão “.bmp”.

Rc4

Esta é a chave de Criptografia da sua conexão, caso você tenha uma chave de criptografia podes estar efetuando a substituição deste arquivo sempre mantendo o nome(rc4) e a extensão (.key) iguais. Caso não queira utilizar o sistema de criptografia nas suas sessões basta remover este arquivo no final do processo.


Background.

É possível editar também a cor de fundo da sua aplicação “VNC-Reverso” editando este arquivo, porem vale lembrar que deves manter as proporções de 1x238 e que a extensão deve permanecer “.bmp”.




Helpdesk.

O arquivo “Helpdesk” é o que fica responsável pelas configurações que serram efetuadas quanto a nossa aplicação, é nele que definimos as mensagem que serram apresentada na tela do nosso executável, as funções e os direcionamentos. A seguir vamos ter todas as Tags contidas no arquivo e suas funções.

[TITLE]
Suporte remoto DomínioTXT

[HOST]
Fulano- DomínioTXT
## neste campo você coloca uma informação sobre a conexão.
-connect 192.168.1.1:5500 –noregistry
##no campo acima vai o Ip, seguida da porta.
-plugin -connect 192.168.1.1:5500 -noregistry
## caso utilize o sistema de criptografia, deves utilizar a linha contendo a tag “-pluguin”.

[HOST]
Ciclano - DomínioTXT
## neste campo você coloca uma informação sobre a conexão.
-connect 192.168.1.1:5501 –noregistry
##no campo acima vai o Ip, seguida da porta.
-plugin -connect 192.168.1.1:5501 -noregistry
## caso utilize o sistema de criptografia, deves utilizar a linha contendo a tag “-pluguin”.

Obs1.: Você pode adicionar quantos “HOST” forem necessários desde que a porta seja diferente como no exemplo eu utilizei para o Técnico Fulano a porta 5500 e para Ciclano a porta 5501.

Obs2.: Caso esteja utilizando-o para acesso remoto externo, as portas que forem configuradas no “HOST” devem ser “Nateadas” para o IP interno correspondente ao computador do Técnico, que atendera a esta chamada de suporte.

Obs3.: Para cada nova sessão cadastrada no seu VNC, deve ser cadastrado uma nova tag “[HOST]” como foi feito para o usuário Fulano e Ciclano. Remova as linhas com "##"

[TEXTTOP]
Duplo Clique para fazer uma conexão

[TEXTMIDDLE]
Para receber suporte remoto:

[TEXTBOTTOM]
Por favor entre em contato com seu DomínioTXT.

[TEXTRBOTTOM]
(deixe esta linha em branco).

[TEXTRMIDDLE]
DomínioTXT

[TEXTRTOP]
Ultravnc PC suporte.

[TEXTBUTTON]
Mais Informações

[WEBPAGE]
http://www.dominiotxt.com.br

[TEXTCLOSEBUTTON]
Sair

[BALLOON1TITLE]
Estabelecendo Conexão ...

[BALLOON1A]
5 minutos para encerar solicitação.

[BALLOON1B]
Se falhar o software ira se remover automaticamente

[BALLOON1C]
do seu sistema.

[BALLOON2TITLE]
Conexão Ativa.

[BALLOON2A]
Atenção, seu desktop esta visível remotamente.

[BALLOON2B]
Você pode finalizar sua conexão a qualquer momento

[BALLOON2C]
Usando o botão fechar.

[WEBPAGE]
http://www.dominiotxt.com.br

Após concluirmos a personalização de todos os documentos do nosso “VNC-Reverso”, devemos renomear a pasta onde se encontra os nossos 6 arquivos e na sequência compacta-la, mantendo a extensão “.zip” como padrão para a mesma.

Obs.: Caso não tenha interesse em utilizar uma conexão criptografada o arquivo “RC4.key” deve permanecer fora do processo de compactação totalizando 5 arquivos.

Este arquivo “.zip” gerado, é o que vamos utilizar para criar a nossa aplicação, basta você acessar o endereço a seguir, insira corretamente nos campos o “usuário(foo) e senha (foobar)”, na sequencia clique no botão “Browse” no campo “Upload file”, para estar selecionando o seu “arquivo.zip”. Para concluir basta clicar no botão Upload.

Usuário: foo
Senha: foobar
Link: Criador VNC Launcher.

DominioTXT - VNCCreator

Assim que clicar em “Upload” a pagina vai apresentar um pouco abaixo o link onde você podes estar executando o Download do seu cliente de suporte customizado. Porem vale lembrar que deves guardar este arquivo para que possa estar disponibilizando para os seus clientes através do seu Site, pois o link disponibilizado na pagina do VNC é temporário, e portanto não deve ser compartilhado.

Instalando Receptor de Solicitação de suporte.


Quando o usuário clicar em um Técnico solicitando suporte, o seu cliente de VNC-Reverso efetuara uma solicitação de conexão remota para a maquina conforme as configurações estabelecidas na Tag “Hosts”, e esta maquina precisa estar preparada para receber esta solicitação.

Neste ponto é que entra o UltraVNC, pois é ele que estara esperando esta solicitação, porem é preciso ativar este recurso no software e é isso que veremos a seguir.




Após efetuar a instalação completa do UltraVNC na estação do Técnico, você deve abrir o menu “Iniciar”, em seguida “Todos os Programas”, e “Ultra VNC”. Na pasta do VNC selecione o campo “UltraVNCViewer” e ative o modo de “Run UltraVNC Viwer” sendo o “ListenMode” para conexões não criptografadas e “ListenMode Encrypt” para conexões criptografadas.

Após ativar esta função o Ícone do UltraVNC permanecera na barra de tarefas, ao lado do relógio, indicando que a sua maquina esta a espera de uma conexão remota, sendo possível fechar a mesma assim que o atendimento for concluído.


Dicas.: Tambem é possivel configurar e acessar remotamente maquinas com sistema operacional Ubuntu e Microsoft Windows configurando os seus assistentes de conexão padrão. Para configurar uma conexão remota no Ubuntu acesse "Acesso remoto no Linux", e para configurar uma seção de conexão remota no Windows acesse "Acesso Remoto no Windows".


A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica