Acesso Remoto no Windows [Manual]


DominioTXT - Remote Desktop
Acesso Remoto no Windows.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Acesso Remoto já ouviu falar? Sim mais um método de acesso remoto.

Como debatido anteriormente no nosso artigo “Configurando um VNC-SC Reverso”, as aplicações para acessar remotamente uma estação, estão entre as mais eficientes ferramentas de trabalho de um Técnico, pois por meio desta é possível prestar suporte a um cliente que esteja a quilómetros de distancia sem que seja necessário efetuar o deslocamento do Funcionário.

Porem as melhores ferramentas para esta função são pagas, e possuem licenças e compatibilidades muito restritas, sendo em alguns casos impossível utiliza-las em uma versão diferente da licenciada pelo fabricante, o que as torna um produto de aquisição controverso.

Mas pensando nisso a Microsoft desenvolveu a sua própria ferramenta de acesso remoto, o “Remote Desktop”, que esta disponível no sistema operacional Windows XP, e podendo ser encontrada também na versão para servidores Windows 2000 ou Suprires.

Hoje veremos como habilitar e configurar o “Remote Desktop” do Windows.



Obs.: Gostaríamos de ressaltar que como se trata de uma aplicação de uso profissional, a mesma não esta disponível em sistemas operacionais Microsoft destinado aos usuário domestico, o que inclui as versões “Starter”, “Home Basic” e “Home Premium”.

Habilitando e configurando o Remote Desktop.


Para habilitar esta função você deve acessar a janela “Propriedades do Sistema”, que como foi demonstrada no nosso artigo “Comandos para Command”, pode ser acessada pelo linha de comando sysdm.cpl se digitada no menu iniciar.


DominioTXT - Sysdmcpl


Outra opção seria fazer todo o caminho ate esta janela, que seria clicar com o botão direito do computador sobre o atalho para a janela “Meu Computador” e em seguida selecionar “Propriedades”.


DominioTXT - Propriedades do Sistema WXP


No caso de se estar utilizando um sistema operacional Windows Vista ou superior, ao proceder conforme o passo anterior, o sistema apresentara uma tela contendo as configurações detalhadas do sistema o que torna necessário o usuário clicar em “Alterar Configurações” para que então se tenha acesso a janela de “Propriedades do Sistema”.

DominioTXT - Propriedades do Sistema W7


Já com a janela de “Propriedades do Sistema” aberta, vá até a aba “Remoto”, e marque a opção “Permitir conexões de Assistência Remota para este Computador” que se encontra na caixa de dialogo “Assistência Remota”.

Em seguida marque também a segunda opção da caixa de dialogo “Área de trabalho Remota”, para permitir que qualquer estação que esteja utilizando uma versão do “Remote Desktop” possa se conectar a estação de trabalho desejada.

Obs.: Sempre marque a segunda opção quando não sabemos qual a aplicação de acesso remoto o Técnico vai utilizar para conexão remota, caso o mesmo informe que utilizara o próprio “Remote Desktop” do Windows, marque a terceira opção por ser opção mais segura.


DominioTXT - Propriedades Remoto


Liberar Remote Desktop no Firewall.


Em muitos casos a aplicação precisa ser liberada pelo Firewall para que possa trafegar na rede, sendo assim vamos habilitar o “Remote Desktop” junto ao Firewall do Windows.

Para configurar o Firewall, clique no menu “Iniciar”, e em seguida na opção “Painel de Controle”. Na janela que se abre vamos procurar pela opção “Firewall do Windows” em então clicar nela. Esta janela possui duas versão diferentes, sendo a primeira delas a destinadas a usuários dos sistemas operacionais Windows Xp, 2000 Server e 2003 Server, e a segunda para edições lançadas após o Windows Vista.

DominioTXT - Firewall W7



DominioTXT - Firewall WXP


Marque as opções iguais as demonstrada na imagem acima conforme o seu sistema operacional, e que são referente ao “Remote Desktop”, e então confirme clicando em “OK”.

Pronto, desta forma o seu computador estará devidamente configurado para receber remotamente suporte de outro usuário que esteja executando uma versão do “Remote Desktop” e que esteja na mesma rede.

Para acessar uma estação pelo “Remote Desktop”, basta você abrir o seu assistente de conexão remota e inserir os dados da maquina a qual se deseja conectar, sendo geralmente o IP de rede ou nome ada estação na rede. O assistente de conexão remota pode ser encontrado no menu iniciar ao digitar o atalho “mstsc”.

DominioTXT - Remote Desktop Connection


Lembramos que o “Remote Desktop” é utilizado apenas para redes locais.

Liberar Remote Desktop na Internet.


Este parte requer conhecimento em sistema de gerenciamento NAT ou Network Address Translation, e este você pode ver no artigo “Configurações de Roteamento de portas e NAT”.

Para que o acesso ao “Remote Desktop” seja disponibilizado através da Internet você deve liberar a porta de conexão desta aplicação junto ao “Nat” do seu sistema de gerenciamento de rede, sendo ele um servidor ou mesmo um modem.

DominioTXT - Remote Desktop Portas



Como na maioria dos casos, as pequenas redes possuem apenas o Firewall do Modem ativo como sistema de controle de portas, e este pode ser configurado para apontar a porta 3380 e 3390 para uma estação em especifico, de forma que esta ficara com o acesso externo a aplicação totalmente liberado.

Lembrando que o protocolo mais adequando para este tipo de conexão é o TCP, e que como no artigo “Configurando um VNC-SC Reverso”, se for efetuada o Nat das portas do “Remote Desktop” as mesmas dever ser adicionadas na barra de endereço do assistente de conexão.


A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica