Acesso remoto no Linux [Manual]


DominioTXT - Acesso Remoto Linux
Acesso remoto no Linux.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Com o avanço dos sistemas de comunicação, cada dia mais e mais ferramentas de trabalho surgem com a proposta de encurtar a distancia entre os colaboradores de um projeto, e esta possibilidade tem feito aparecer muitos casos de “Home Workers”, profissionais que empenham suas funções diretamente da sua residência.

Porem para que os mesmos possam estar englobados na lista de suporte técnico da empresa, a mesma precisa de profissionais da área de Suporte capacitados para atender a esta demanda, o que entre aspas significa dominar mais e mais as técnicas de suporte remoto.

Dando continuidade aos nossos artigos relacionados a acesso remoto, hoje veremos como acessar remotamente uma estação de trabalho com sistema operacional Linux.



Introdução ao acesso remoto no Linux.


Como já foi visto anteriormente nos artigos “Acesso Remoto no Windows” e em “Configurando um VNC-SC Reverso”, temos muitas ferramentas de acesso remoto gratuitas disponível no mercado, porem ambas são destinadas para o sistema operacional Windows, o que nos leva a constatar que esteja faltando uma que funcione no Linux.

O Linux possui nativamente em seu sistema operacional duas ferramentas de acesso remoto, o “Compartilhamento de area de trabalho” que é um assistentes destinado a prover acesso remoto a estação com base no VNC, e o “Remmina” que é a aplicação utilizada para conectar remotamente a outras estações de trabalho.

Como dito anteriormente ambas são nativas no sistema operacional, porem precisam ser configuradas para funcionar corretamente, sendo em alguns casos necessário alterar algumas configurações para que a mesma seja compatível com aplicações de outras plataformas.

Alem das ferramentas de acesso remoto VNC e Remmina, o sistema operacional também tem a disponibilidade de prover uma forma de acesso remoto muito mais rápido, chamado de SSH, que consiste no acesso remoto ao sistema operacional por linha de comando, e que dispensa a visualização da área de trabalho da estação hospedeira, tornando assim o consumo de banda muito menor.

Devido ao nosso artigo estar mais voltado ao “Acesso remoto visual”, vamos nos concentrar na configuração e utilização das ferramentas VNC e Remmina, mas nos comprometemos a debater o sistema de conexão SSH em um futuro aproximo.

Lembramos que nosso artigo se baseia na versão do Linux Ubuntu 14.4, e que tem compatibilidade com todas as versões baseadas no Debian, logo pode ser aplicado também aos sistemas Linux Mint 17.2, Ubuntu 15.4 e ao Lubuntu 14.4 LTS.

Configurando o Remmina para acessar uma maquina remotamente.


Como explicado anteriormente, a aplicação Remmina possui a função de estabelecer a conexão remota de uma estação com sistema operacional Linux as demais estações de trabalho de uma rede LAN ou WAN. Para entender melhor, acesso o menu de pesquisa do seu sistema operacional e digite Remmina, em seguida clique na aplicação que será apresentada.

DominioTXT - Remmina


Com a aplicação já em operação na área de trabalho, podemos notar que sua interface é simples em muito intuitiva, possuindo poucos botões de configuração.
DominioTXT - Remmina Acesso Remoto

Com apenas seis (6) botões, o Remmina te possibilita as seguintes funções:
  • Conectar rapidamente a um cliente cadastrado.
  • Cadastrar uma nova configuração de cliente.
  • Copiar uma configuração de cliente existente.
  • Editar um cliente de conexão cadastrado.
  • Apagar um cadastro de conexão.
  • Editar configurações gerais da aplicação.

Todos eles podem ser acessados e configurados conforme a necessidade do usuário, porem o menu de “Configurações da Aplicação” requer um pouco mais de atenção, pois toda e qualquer alteração feita nele, será aplicada a todas as conexões, e pode ocasionar algum conflito com alguma configuração de cliente cadastrada.

Clicando no segunda opção, temos a janela de cadastro de “Área de Trabalho Remota”, onde poderemos cadastrar uma configuração de conexão remota. Na janela “Preferencias de área de trabalho Remota”, temos os dois primeiros campos, que server para definir informações referentes a maquina que pertence este cadastro. Estas informações não afetam o agente de conexão, portanto pode ser cadastrado todo e qualquer informação que caiba nos campos “Nome” e “Grupo”.


DominioTXT - Remmina Protocolos



O Reminna permite configurar uma conexão remota com os seguintes Protocolos:

  • RDP - Protocolo de área de trabalho remota para Windows.
  • SFTP - Sistema de transferência de arquivo FTP e SFTP.
  • SHELL - É o protocolo utilizado para acesso SSH.
  • VNC - Computação em rede Virtual, conecta-se a um cliente VNC.
  • VNC - Conexão de entrada, recebe solicitação de suporte remoto do VNC-Reverso.

Abaixo do menu “seleção de protocolo”, temos algumas abas de configuração de conexão, que mudam conforme o tipo de protocolo que for selecionado. Como nosso artigo trata da conexão remota, vamos utilizar apenas as conexões RDP e VNC rede Virtual, para que possamos nos conectar a uma maquina Windows e Linux.

Configurando uma conexão VNC.


Ao selecionarmos “VNC Computação em rede Virtual”, serão apresentadas três abas, “Básico”, “Avançado” e “SSH”, como nosso intuito é simplificar, vamos apenas alterar os dados da aba “Básico” deixando assim as demais abas com suas configurações padrões.


DominioTXT - Remmina Acesso VNC



Aqui temos apenas três campos que devemos preencher de forma padrão, que são respetivamente os três primeiros: 
  • Servidor: Aqui vai o endereço IP da estação que será acessada. Caso a porta configurada seja diferente da padrão a mesma deve acompanhar o IP neste campo.
  • Nome de Usuário: Se seu VNC utiliza autenticação de usuário, o mesmo pode ser cadastrado neste campo, ou deixe em branco para preencher no ato da conexão.
  • Senha: Neste campo colocamos a senha de acesso a maquina do usuário. Assim como o campo “Usuário”, o campo senha também pode ser cadastrado ou inserido durante o ato da conexão.
  • Profundidade de Cores e Qualidade: Estes campos são responsáveis pela qualidade de imagem da conexão estabelecida. Lembrando que para conexões externas, quanto mais qualidade maior é o tráfego de dados, portanto evite travamentos de conexão diminuindo a qualidade e profundidade das cores.

Os campos abaixo são campos que pode ser selecionados conforme a necessidade do usuário, pois na maioria dos casos não afetam o processo de conexão remota, porem devem ser utilizados com sabedoria, pois podem acabar confundindo o usuário. Na duvide deixe as caixas “check-Box” desmarcadas conforme a imagem.

Após concluir as configurações necessárias, salve-as para que as mesmas fiquem pré definidas na área de acessos rápidos do Remmina, ou clique em conectar para estabelecer uma conexão sem salvar os dados no assistente.

Configurando uma conexão RDP.


Conforme o artigo “Acesso Remoto no Windows”, sabemos que o RDP é o protocolo de compartilhamento da área de trabalho remoto do Windows, e que trabalha pela porta 3389.

Conforme estes dados, selecione entre as opções de Protocolo o RDP, e em seguida defina os mesmos dados conforme foi feito para o VNC.

DominioTXT - Remina Acesso RDP



  • Servidor: Aqui vai o endereço IP da estação que será acessada. Caso a porta configurada seja diferente da padrão a mesma deve acompanhar o IP neste campo.
  • Nome de Usuário: No caso do RDP a utilização de usuário é obrigatória, e deve ser cadastrado neste campo, ou deixe em branco para preencher no ato da conexão.
  • Senha: Neste campo colocamos a senha de acesso a maquina do usuário. Assim como o campo “Usuário”, o campo senha também pode ser cadastrado ou inserido durante o ato da conexão.
  • Domínio: Caso a estação que será acessada esteja em um domínio, é possível preencher este campo com o mesmo, porem não é obrigatário.
  • Resolução e Profundidade: Estes também são atributos responsáveis pela qualidade de imagem da conexão. E devem ser mantidos em qualidade baixa para evitar travamentos de conexão externas.
  • Compartilhar Pasta: Este campo permite que você compartilhe um diretório com a maquina a qual se esta acessando remotamente.
Estas são todas as características definidas na aba “Básico” do protocolo RDP para acesso remoto ao Windows.

Assim como no assistente de conexão que utiliza o protocolo VNC, neste também é possível salvar as configurações aplicadas, para que as mesmas fiquem pré definidas na área de acessos rápidos do Remmina, ou apenas efetuar uma conexão rápida de assistência temporária.

Habilitando acesso remoto ao Linux.


Agora que já sabemos as duas formas de acessar remotamente maquinas que estejam utilizando as aplicações VNC e Remote Ddesktop, vamos ver como podemos habilitar esta função em uma maquina com Sistema operacional Linux Ubuntu.

Abra o menu de pesquisas do Ubuntu e digite “Compartilhamento da área de trabalho”, e em seguida clique na aplicação que será apresentada para ter acesso direto a aplicação e começar a efetuar as devidas configurações.



DominioTXT - Compartilhar Área de Trabalho Linux


O menu de configuração da área de trabalho remota é bem simples, de modo que a sua configuração se limita apenas a marcar as caixas “Check-Box” e definir uma senha de acesso.

Conforme a imagem temos as seguintes configurações:
  • Compartilhamento: marque as duas caixas para habilitar o acesso remoto, ou somente a primeira caso seja necessário permitir apenas visualização.
  • Segurança: marque apenas a opção para exigir que o usuário se autentique, e caso seja necessário marque a primeira opção para que o usuário receba uma notificação de que esta sendo assistido por um técnico.
  • Mostrar ícone da área de notificação: esta é uma questão de opção, marque a que lhe for conveniente ou deixe em nunca para que o ícone não fique sobrando na barra de tarefas do Ubuntu.
DominioTXT - Preferência de Compartilhar Área de Trabalho Linux


Assim que definir as configurações da sua estação, você pode clicar em “Fechar” para que o acesso remoto a estação esteja habilitado.

O sistema operacional não lhe informara se o serviço esta no ar, tão pouco será necessário reconfigura-lo, mas caso tenha necessidade de desativar o mesmo bastas seguir ate o menu de configuração e desmarcar a primeira opção “Área de Trabalho Remota” e o serviço será bloqueado novamente.

Resolvendo o erro “no matching security types”.


Algumas vezes quando tentamos acessar o “Assistente de conexão remota” do Linux por uma estação Windows, o cliente VNC não consegue resolver o sistema de Criptografia do Ubuntu, e por muitas vezes a mensagem “no matching security types” é apresentada para o usuário.

DominioTXT - no matching security types



Para resolver este problema é bem simples, basta que você execute o seguinte comando no terminal.

#gsettings set org.gnome.Vino require-encryption false

DominioTXT - resolver no matching security types



Este comando simplesmente desabilita a função de criptografia de senha do VNC na estação Ubuntu, fazendo assim com que a estação Windows que esta executando o VNC consiga autenticar a conexão e então tenha acesso remoto ao sistema.

Para que se tenha acesso externo a uma “Assistente de conexão remota” no Ubuntu, no caso de uma WAN para outra, basta que sejam feitos os Roteamentos das portas 5800 e 5900 para a estação que recebera a conexão.

Se você ainda não sabe como efetuar um Roteamento, basta acessar o nosso artigo “Configurações de Roteamento de portas e NAT” e descobrir como efetuar esta alteração no seu Firewall.

A todos o meu singelo agradecimento. 

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica