Efetuando Limpeza do Computador [Manual]

Efetuando Limpeza do Computador.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.
DominioTXT - Manutenção
 
Com o passar do tempo o computador começa a ficar lento, e isso não se da unicamente devido a aplicações maliciosas, mas também a quantidade de sujeira acumulada pelo hardware. Devido a ao sistema de refrigeração do mesmo ser baseado em muitos casos na ventilação pura o mesmo esta sujeito a segurar muitas das impurezas que estão presente no ar, tanto de ambientes profissionais quanto das residências dos usuários.
Quanto mais o tempo passa maior é a quantidade de sujeira acumulada pelo computador e em alguns casos a mesma pode ocasionar a obstrução da passagem de ar nos componentes internos, o que tem como consequência o super-aquecimento, que se não tratado ocasiona falha dos equipamentos e em últimos casos a perda dos mesmos.


Hoje o assunto é limpeza de Computadores.

Devido a limpeza de hardware parecer algo simples muitos entusiastas se dispõe a efetuar esta tarefa, mas deve ser observado que estamos falado de um computador, uma maquina que requer bastante cuidado na hora de ser manuseado, e que deve seguir algumas regras quanto a limpeza dos componentes, caso contrario o procedimento pode acabar danificando algum componente e consequentemente inutilizando a maquina.



Para efetuar a limpeza do Desktop de um modo geral, deve-se ter a mão os seguintes equipamentos.
 

  • Dois Pincéis, de tamanho pequeno tipo escolar de 10mm e outro de ate uns 40mm.
  • Ar comprimido ou um soprador (nunca aspirador).
  • Spray limpa contato.
  • Borracha escolar (não a branca, de preferência para a verde ou a azul com vermelha).
  • Kit de Chaves de fenda.
  • Pasta térmica.
  • Álcool Isopropilico.
DominioTXT - Limpeza do Computador


Utilizando as chaves de fenda abra seu gabinete e com o pincel ou ar comprimido remova o excesso de poeira, sempre com muito cuidado para não danificar nenhum componente, vale lembrar que ao utilizar Ar comprimido deve manter uma certa distancia dos equipamentos pois a pressão causada pelo jato de ar também pode danificar algum os componentes do Desktop.

Assim que for possível manusear as peças interna do gabinete, efetue a remoção dos componentes removíveis para que seja mais fácil efetuar o processo de limpeza individual de cada um deles. Remova apenas placa de vídeo, fonte, memorias, dissipador, processador e as unidades de disco HD e DVD, deixando dentro do gabinete apenas placa mãe.

Com o menor dos pincéis novamente remova quaisquer vestígio de pó que possa ter ficado nos componentes fora do gabinete e da placa mãe.
Limpe a pasta térmica que estava sobre o processador e sobre a base do Dissipador em seguida aplique nova pasta térmica na extremidade do processador e volte a acopla-los na placa mãe junto do seu dissipador e ventoinha. A quantidade de pasta deve ser o suficiente para cobrir a superfície do processador e nada mais pois o excesso deste componente pode escorrer por entre as peças e causar problemas futuros..

OBS.: Remova completamente a pasta térmica antiga dos equipamentos, pois não é recomendado reutilizar a mesma. Muito cuidado na hora de recolocar o processador no socket para não danificar nenhum pino do mesmo. Não esqueça de replugar a Ventoinha.

Utilizando a borracha escolar para limpar os contatos das memorias e da placa de vídeo até que ambos apresentem uma cor mais clara, ou uma cor de metal novo, sem manchas escuras. Após este processo utilize o spray limpa contatos nos Slots PCI-E e nos referentes as memorias para remover resíduos que possam causar mal contato entre as extremidades dos componentes, na sequencia podes passar um jato de ar comprimido para remover o excesso.Volte a encaixar os pentes de memoria nos seu respectivos slots.

Com o ar-comprimido efetue uma limpeza das partes de difíceis acessos da placa de Vídeo e da Fonte, lembrando de não liberar força demais nos equipamento para não danificar nenhum componente.

Depois de limpar a fonte com ar comprimido devolva-a ao gabinete e refaça o processo de ligar seus cabos aos respectivos componentes.

Volte a encaixar a placa de vídeo no Slot PCI-E e a plugar seu cabo 6p caso a mesma faça uso destes.

Limpe com o pincel as unidades de disco e na sequencia recoloque-as nas suas posições corretas lembrando sempre de organizar as mesmas de maneira que os cabos de dados e energia cheguem até elas.


 

Duvidas com relação ao Álcool e a Pasta Térmica.


Para que serve álcool isopropilico?

O alcool Isopropilico não é o mesmo comprado em supermercados, este é adquirido apenas em lojas de componentes eletrónicos e serve única e exclusivamente para limpeza de materiais eletrónicos que foram atingidos por fluidos, e que não se consegue remover devido ao estado atual, porem o mesmo não deve ser utilizado em abundância. Ao manusear este composto químico lembre de utilizar luvas e mascara pois o mesmo e tóxico.

Qual pasta térmica usar?

A pasta térmica é normalmente utilizada para criar contato entre as superfícies do processador e dissipador, não pode ser substituída por outro produto. Existe uma pasta térmica disponível no mercado chamada de “Pasta Térmica Prata, Silver ou Gold” que são produtos de uma mistura de uma serie de metais nobres que aumentam a capacidade de dissipação em ate 50% em relação ao produto simples.


Dica.: Para efetuar a deinstalação de aplicações e programas, utilize o RevoUninstaller, pois so ele efetua a remoção completa de progamas, deixando a sua maquina realmente livre deles. Caso queria aprender a desinstalar programas acesse "Remover propagandas do navegador" e aprenda a usar o RevoUninstaller.
A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica