Quebrar senha do Ubuntu [Manual]

DominioTXT - Quebrar senha Ubuntu
Quebrar senha do Ubuntu.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Como visto anteriormente no artigo “Quebrar senha do W7”, uma “Password” ou chave de segurança nada mais é que uma medida de segurança, que no contexto geral serve para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a arquivos que normalmente são de uso privativo de um usuário.

Mas toda via, senhas servem para dois propósitos, sendo o principal deles guardar aquilo que não deve ser publico, e o objetivo secundário que de certo modo não deveria ser, mas acaba vindo por ocorrer que é o esquecimento do algoritmo.

Porem como todos sabem na área da Tecnologia da Informação nem tudo esta completamente perdido, pois sempre há uma forma de ser chegar ao resultado esperado.

Assim como o Windows, o Ubuntu também possui seu métodos de recuperação de usuário, e são estes tópicos que vamos abordar hoje, formas recuperar a senha ou “Password” de um usuário no Ubuntu.



Considerações iniciais sobre o manual.


Ao contrario do sistema operacional da Microsoft, o próprio Linux te permite efetuar uma recuperação de usuário e senha, contendo todos os módulos necessários para efetuar esta operação já embutidos no sistema operacional instalado na estação.

Para este manual nos utilizamos um sistema operacional Ubuntu 14.4, porem você pode aplicar este mesmo processo na recuperação de usuários nas distribuições derivadas do Mint, Lubuntu, Kubuntu e toda outra distribuição que é baseada no GNU.

Assim como no Windows, este manual não se aplica a contas de usuários que são administradas por Domínios de usuários, pois neste caso as informações de “Usuário” e “Senha” não ficam armazenadas na estação e, portanto devem ser recuperadas através do servidor de Domínios Local.


Recuperando usuário no Ubuntu.


Basicamente, o Ubuntu possui um sistema de apoio ao usuário chamado “Grub”, e pode ser acessado durante a inicialização do sistema operacional, porem o assistente do sistema operacional da Canonical é bem mais elaborado do que o do apresentado no sistema licenciado da outra produtora.

Para acessar o assistente “Grub”, inicie a estação de trabalho e pressione a tecla “ESC” ou “Shift” do seu teclado.

Na tela do “Grub” temos as seguintes opções:

  • Ubuntu
  • Opções avançadas para Ubuntu
  • Teste de memoria (memtest86+)
  • Teste de memoria (memtest86+, serial console 115200)


DominioTXT - GNU GRUB



Utilizando as teclado Direcionais do seu teclado, selecione a opção “Opções avançadas para Ubuntu”, e em seguida confirme pressionando “Enter”.

Ainda no menu do “Grub”, utilize as teclas direcionais do teclado para selecionar o “Mode de Recuperação”, e pressionar enter.



DominioTXT - GNU GRUB - recovey mode



Neste instante, você será direcionado para o “Menu de recuperação” onde serão apresentadas as seguintes opções:

  • Resume – Continua a inicialização normal do sistema.
  • Clean – Libera espaço em disco.
  • Dpkg – Recupera pacotes danificados.
  • Failsafex – Inicia o sistema em modo de segurança.
  • Fsck – Verifica o sistema de arquivo.
  • Grub – Atualizar o inicializador do Grub.
  • Network – Habilita rede.
  • Root – Inicializa terminal em modo Root.
  • System-summary – Sumario do sistema.



DominioTXT - Recuperar senha Ubuntu


Novamente utilizando as teclas direcionais do seu teclado, selecione a opção “Root” para inicializa terminal em modo Root, o terminal será carregando logo abaixo do “Menu de recuperação”, e então siga os comandos a seguir.

Primeiro iremos remontar o sistema de arquivos, adicionando permissões de leitura e escrita, para isso utilize o comando abaixo.


# mount –o rw, remount /



DominioTXT - mount -o rw mount /

Em alguns casos o sistem pode não interpretar a virgula, por a mesma se tratar de um caractere especial, neste caso deve ser utilizado o comando subistituindo a virgula por um “espaço”.

# mount –o rw remount /

Ainda com o terminal em modo “Root”, vamos alterar a senha do nosso usuário. Para isso utilize o comando padrão do Linux, digitando corretamente o nome de usuário, a nova senha e sua confirmação sempre que for solicitado.

# passwd nome_usuario


DominioTXT - passwd usuario

Após redefinir a senha do usuário, digite “exit” para voltar ao “Menu de recuperação” e selecione a opção “Resume pare então dar fim ao nosso procedimento.



DominioTXT - Resume Normal Boot Ubuntu

Agora seu sistema operacional Ubuntu sera carregado, e a senha do seu usuário já estarão atualizadas conforme a que foi definida no passo anterior.

Observações finais.

Como já foi mencionado anteriormente, o sistema de recuperação de contas do Ubuntu é muito mais eficiente que o do sistema da concorrente, pois o mesmo dispensa a utilização de mídias externas, possibilitando uma ação muito mais rápida por parte da equipe técnica.

Também devemos salientar que este processo é universal, e que, portanto pode ser aplicado por qualquer pessoa, independente das intenções da mesma, e por este motivo nos do Blog DominioTXT recomendamos que o usuário cuide bem do seu sistema evitando assim problemas posteriores.

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica