Aprenda a utilizar o Google [Manual]

DominioTXT - Google
Aprenda a utilizar o Google.


Bem vindos ao Blog DomínioTXT.
 
Quantas vezes precisamos procurar por um determinado assunto na Internet, sendo mais especifico no motor de buscas do Google, mas não obtemos os resultados esperados. É tanto conteúdo disponível que mesmo o buscador mais eficiente se perde na hora de apresentar os resultados dos milhões de sites existentes hoje, porem existe uma forma de informar especificamente ao Google o que você esta procurando, e é isso que vamos ver hoje.




Algo muito comum nos sistemas de controle de dados, é o uso de filtros para que se possa visualizar apenas os resultados desejados, isso é algo tão comum que você mesmo já deve ter utilizado em uma planilha ou mesmo no Sistema da empresa na hora de preocupar por um arquivo em especifico.



Mas o que você não sabe é que o Google também possui filtros de pesquisa, e não estamos falando das opções da barra de ferramentas do buscador, mas sim de um sistema muito mais eficiente, com base em operadores, tags e mesmo caracteres especiais.



DominioTXT - Google pesquisa


Comandos de pesquisa.

Aspas duplas “ “.

Retorna todo e qualquer resultado que contenha exatamente e na mesma ordem, o que foi digitado entre as Aspas Duplas. Esta opção pode ser utilizada sozinha ou em conjunto a outros operadores para que se tenha um melhor filtro dos resultados.



DominioTXT - Google Aspas Duplas

Asterisco ou coringa *.

Retorna toda e qualquer palavra onde for empregada a nossa sentença, podendo ser utilizada tanto no inicio quanto no fim da palavra.
No exemplo abaixo buscamos todo conteúdo que tenha inicio com Domínio.



DominioTXT - Google Coringa


Sinal de negativo -.

Este por sua vez trabalha com um limitador de conteúdo, e deve ser utilizado em buscas quando não se quer resultados relacionados a uma determinada palavra.

No exemplo abaixo estamos efetuando uma busca, porem não queremos resultados que tenham algum vinculo com a palavra “facebook”, note que estamos utilizando o operador das Aspas Duplas para limitar nossos resultados.



DominioTXT - Google exlcuir pesquisa

Procurando por extensão de arquivo “filetype”.

As vezes achar um arquivo em determinada extensão é o alvo da nossa pesquisa.

Neste caso podemos utilizas o operador “filetype“ para estabelecer um filtro referente a extensão do arquivo desejado.

No nosso exemplo procuraremos por documentos no formato PDF que contenham a expressão, note que novamente estamos utilizando o operador das Aspas Duplas para limitar nossos resultados.



DominioTXT - Google buscar por Extensão

Procurando apenas em um site “site”.

Este operador nos auxilia na procurar por uma determinada palavra originaria de um único endereço da web, sendo o oposto do operador “-” que restringi o resultado de um único site, este nos limita aos resultado apenas do mesmo.

No exemplo abaixo procuramos pela palavra Ubuntu dentro da nossa própria pagina.


DominioTXT - Google buscar em um Site


Funções adicionais no Google.

Calculadora.

O Google implementou uma função que habilita uma calculadora no menu de busca do seu navegador. Para acessa-la basta utilizar uma equação no campo de busca e o mesmo apresentara a calculadora logo abaixo, no campo de resultados, e esta por sua vez é totalmente funcional.



DominioTXT - Google Calculadora

Tradutor.

Sim tradutor, o Google implementou uma função que permite acessar o seu próprio serviço de tradução diretamente no sistema de buscas. Basta digitar “tradutor” que o menu de tradução é apresentado diretamente na tela de resultado de pesquisas. Assim como a função da calculadora o mesmo também é totalmente funcional.



DominioTXT - Gppgle Tradutor


Destacamos apenas as principais funções que o Google oferece quando pesquisada diretamente no navegador, porem o mesmo ainda apresenta algumas outras funcionalidades como um serviço meteorológico, conversão de moeda em tempo real que leva em consideração a atual cotação das moedas, um sistema de conversão métrico de medidas e um pequeno dicionário de definições sobre personalidades, objetos, sentimentos e algumas palavras de vários idiomas.



Também é possível efetuar pesquisas utilizando imagens ou comandos de voz se acessar a pagina principal do Google, e caso não tenha nada para fazer no momento podes deixe o campo de pesquisa em branco e clic no botão “Estou com sorte” para ter acesso a todos os Doodles que o buscador utilizou nos últimos tempos.


A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Font: Google
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica