Tipos de memorias RAM [Informação]

Tipos de memorias RAM.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Hoje em dia o conhecimento esta muito mais acessível, o que acaba tornando muitas pessoas autodidatas muito versadas em vários assuntos, porem no campo da informática saber que uma memoria é um uma memoria não faz muita diferença, principalmente na hora de efetuar uma substituição ou mesmo um upgrade deste componente junto ao nosso sistema.

O assunto de hoje é um rápido manual sobre Memorias RAM, que tem como finalidade auxiliar aos usuários menos experientes na área da computação a adquirir o hardware correto para o seu sistema.



Mas o que é Memoria RAM?

Memoria RAM ou Random Access Memory é um tipo de memoria primaria utilizada em sistemas eletrónicos digitais, porem diferente do HD ou Disco Rígido, esta não armazena permanentemente os seus dados e sim momentaneamente, sendo assim classificada como um sistema da armazenamento Aleatório Volátil.



Entendendo melhor a funcionalidade deste componente, podemos compara-la a uma mesa de estudos onde agrupamos todos os materiais necessários para efetuar uma atividade escolar. Neste caso os materiais seriam os nosso “Dados” e a mesa a nossa “Memoria RAM” onde todo o trabalho é realizado. Sendo desta forma, sempre que concluirmos uma atividade os materiais “dados” retornam para o seu lugar de origem “HD” o que a torna uma memoria de acesso e não de armazenamento.



DominioTXT - Tabela Memoria RAM


Modelos e suas especificações.


Antigamente se trabalhavam com as memorias do tipo DIP, SIPP e DIM porem hoje em dia ainda se trabalha com 3 modelos mais atuais conhecidos como, DDR ou DDR1, DDR2 e DDR3, cada uma com suas características.

Memoria DDR. 

Com frequência media operante próximo as 400mhz, possuía pentes de tamanhos entre 124mb ate 1gb. Trabalhava com um conjunto de 184 contatos metálicos que a plugavam junto a placa mãe.


DominioTXT - DDR


Memoria DDR2. 

Com frequência operante media próximo aos 800mhz, disponibilizava seus pentes nas capacidades de 256mb ate 2gb. Trabalhava com um conjunto de 240 pinos metálicos.Este tipo de memoria permite a transmissão de quatro dados por ciclo de clock, o que em teoria, seria o dobre de velocidade, se comparando ao sua antecessora DDR.


DominioTXT - DDR2


Memoria DDR3. 

Com frequência operante acima dos 1333mhz e pode trabalhar com clocks de até 2.800 MHz.. Tem seus pentes disponibilizados com tamanhos acima dos 2gb e com valor máximo de 8gb. Trabalhava com um conjunto de 204 contatos. 


DominioTXT - DDR3


 

Memoria DDR4.
Em desenvolvimento, este modelo pretende apresentar um menor consumo de energia, possuir um tempo de acesso menor e uma frequência inicial de 2133mhz podendo chegar até 4266mhz.

Hoje este novo modelo conta com o apoio da empresa Samsung para seus desenvolvimentos, onde a mesma apresentou um projeto baseado em 40nm no ano de 2009 e trouxe ao a publico em 2011 os primeiros protótipos funcionais baseados em tecnologia de 30nm, sendo esperada para este ano de 2015 o inicio da comercialização do produto.

Estas são as principais diferenças, porem podem ter ficado detalhes aos quais não dei muita importância, pois se tratam de dados mais Técnicos aos quais poderemos abordar em um outro Artigo mais especifico.

Caso ainda tenha duvidas quanto a algumas das informações referente a memoria utilizada pelo seu computador, baixe a aplicação Spaccy. Esta é uma ótima ferramenta para efetuar a identificação da memoria ou de outros componentes de hardware que componham o seu equipamento.


A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Wikipedia
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica