Windows7 instalação ou formatação do sistema [Manual]


DominioTXT - Windows
Windows7 instalação ou formatação do sistema operacional.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Dando continuidade a nossa maratona de instalação de sistemas operacionais, hoje vamos demonstrar como proceder no processo de instalação do sistema operacional da Microsoft, o tão amado Windows Seven, ou W7 para os mais íntimos.

Não existem argumentos que podemos utilizar para justificar a utilização deste sistema operacional, pois o mesmo já se auto destaca, tornando assim a opinião do técnico obsoleta.

Hoje vamos ver como Instalar ou formatar Windows 7.





Considerações sobre a instalação do Sistema.

Como já é de costume, os nossos artigos visam descomplicar alguns assuntos ligados a Tecnologia da Informação, tendo como base um resultado rápido e solido, e devido aos motivos já mencionados, salientamos que alguns aspectos referente a instalação do sistema não serão debatidos, sendo alguns deles o processo de DuallBoot e também o particionamento de disco.

Seguindo o processo, utilizaremos um disco de manutenção do sistema operacional Microsoft Windows 7, que possui todas as versões do sistema operacional, pois o mesmo facilita bastante a instalação devido as múltiplas distribuições contidas na midia.
"Conforme as política anti pirataria adotada pela equipe do Blog DominioTXT, nos nos reservamos o direito de não disponibilizamos a copia do sistema operacional da Microsoft para download, pois o produto em si carece de aquisição da sua licença de serviço algo que deve ser adquirida junto a um revendedor autorizado."
Abaixo segue as configurações recomendadas para a utilização saudável do sistema, algo que se aproxima das especificadas pelo fabricante.
  • Processador: Intel ou AMD DualCore de 2,0Ghz.
  • Memoria Ram: 2GB de memoria do tipo DDR2.
  • Vídeo: Placa integrada ou dedicada de 250Mb com barramento mínimo de 64Bits.
  • Espaço em disco: 80GB com disco IDE ou 160Gb com disco SATA se disponível.
Este manual se aplica a instalação do Sistema Operacional Microsoft Windows 7, e as suas respectivas versões.


Instalando o Microsoft Windows 7.

Ja com sua copia do sistema operacional em mãos, grave-o utilizando uma aplicação para criação de discos, nos sugerimos o BurnAware, ou crie uma midia bootavel USB utilizando o UnetBootin, e em seguida utiliza a unidade para da boot na estação que pretendes Instalar o sistema operacional.

Assim que o assistente de instalação iniciar, será apresentada a tela de seleção de idioma, Língua a qual o sistema operacional será instalado e o Layout do seu teclado, que na maioria dos casos deve ser PT-ABNT.

DominioTXT - Instalação Windows

Selecione as opções conforme desejares e em seguida clique em AVANÇAR.

Neste momento será apresentada uma tela de confirmação de instalação, basta confirmar a instalação clicando em “Instalar Agora”.

DominioTXT - Instalação Windows

Caso não tenha a disposição um Mouse, podes confirmar esta opção utilizando o Atalho “Alt+I”.

A seguir o assistente solicitara que você selecione a versão do sistema operacional que deseja instalar e a sua orientação se será 32bits ou 64bits. Entre as versões disponíveis temos as seguintes opções:
  • Windows 7 Starter
  • Windows 7 Home Basic
  • Windows 7 Home Premium
  • Windows 7 Professional
  • Windows 7 Enterprise *
  • Windows 7 Ultimate
Obs.*: A versão Windows 7 Enterprise é uma versão um tanto curiosa, pois a mesma abrange todos os recursos contidos na versão Professional, porem a mesma possui um sistema de aquisição de licença um tanto complicado pois só pode ser adquirido por empresas e em grandes quantidades.

DominioTXT - Instalação Windows

Certificando-se que versão adquirida é 32bits, pois as versões 64bits requerem um equipamento com Hardware adaptado para suportar esta características que em geral são encontradas em maquinas de alta performance. Selecione a versão que seja referente a licença adquirida, e pressione AVANÇAR.

Na próxima interação com o assistente será passado o contrato de licença e de uso do Sistema Operacional Microsoft junto dos seus termos legais.

DominioTXT - Instalação Windows

Leia o contrato e marque a caixa de dialogo “Aceito os termos da licença” para dar continuidade na instalação, e em seguida clique em AVANÇAR.

Seguindo adiante no processo de instalação, o assistente nos solicitara que escolhamos uma das seguintes opções de instalação, sendo elas:
  • Atualização: Geralmente utilizada quando já se tem uma versão do Sistema operacional instalado e deseja efetuar a instalação ou atualização de um sistema mais recente, evitando assim a perda de documentos.
  • Personalizada: Esta opção é a mais recomendada, pois ela apaga todo o conteúdo do seu sistema operacional antigo e regravando todas as informações do novo sistema operacional. Desta forma se tem um sistema novo, funcional e limpo de qualquer Vírus ou Malware que poderia esta presente na antiga instalação.

DominioTXT - Instalação Windows

Selecione a opção Personalizada para que possamos efetuar uma instalação totalmente nova do sistema, e aguarde.

Obs.: Lembre-se que este processo apagara todo e qualquer arquivo existente no seu computador, e que portanto não poderão ser recuperado após a conclusão deste processo, por isso recomendamos que efetue um Backup dos seus arquivos a aplicações pessoais, e em seguida de continuidade a Instalação e formatação do sistema.

Agora o Assistente apresentara uma versão do seu gerenciador de discos, onde podemos ver os discos disponíveis para a instalação do sistema.

DominioTXT - Instalação Windows

Caso tenha alguma partição existente no gerenciador de discos, selecione-as e em seguida clique em “Excluir” de forma a se obter apenas um Volume Único e não alocado.

Após este processo marque o disco que sobrou e clique em AVANÇAR, para que o Assistente particione o disco conforme as necessidades do sistema operacional.

Dando continuidade no processo, o Assistente de instalação efetuara de fato a instalação do sistema operacional desejado, algo que implica numa serie de tarefas como Copiar arquivos, descompacta-los, instalar recursos, atualizar o sistema e conclusão de processos de aplicação.

DominioTXT - Instalação Windows

O progresso das atividade de instalação do seu sistema operacional serão apresentados como na tela anterior, sendo que de modo geral o mesmo costuma levar em media 15 minutos para ser concluído, podendo variar conforme a capacidade dos recursos de hardware da estação.

Configurando o Windows 7.

Neste momento o seu sistema operacional já esta instalado e não precisa mais da midia de instalação para funcionar, porem ele precisa ser configurado, e estas configurações tem como base principal as informações pessoais do usuário ou empresa a quem pertence a estação.

Primeiro vamos definir o nome de usuário e o nome do computador. Lembrando que posteriormente esta informação pode ser alterada acessando o menu “Propriedades do Sistema”.

DominioTXT - Instalação Windows

Assim que preencher os campos, clique em AVANÇAR.

Na tela a seguir temos 3 campos que são “Null” (piada de programação), isso significa que pode ser configurada uma senha e uma dica caso o usuário tenha uma, ou apenas deixar em branco para que não sejam solicitadas credenciais de acesso a estação quando a mesma for iniciada.


DominioTXT - Instalação Windows

Defina uma senha, confirme-a digitando novamente e por ultimo adicione uma dica da senha pois caso seja necessário no futuro possamos utilizar a mesma para recuperar o acesso ao usuário. Para pular e deixar os campos em branco basta que se clique em AVANÇAR.

Agora vamos ativar a nossa licença de produto Microsoft Original, copie todo o código da sua licença e cole neste campo. A ativação pode ser feita no momento da configuração do sistema ou em até 30 dias após a instalação, de forma que até o termino este prazo o seu sistema deve ser oficialmente legalizado.

DominioTXT - Instalação Windows

Caso pretenda efetuar a ativação posteriormente selecione a opção “Ignorar” e continue o processo de configuração do sistema.

Independente da opção escolhida anteriormente, você será redirecionado para a próxima tela do Assistente de configuração do Windows.

Nesta etapa iremos definir como será o ciclo de atualização do sistema e como ele ira proceder quando houver uma atualização, sendo as opções:
  • Usar configurações recomendadas.
  • Instalar somente atualizações importantes.
  • Perguntar depois.
DominioTXT - Instalação Windows

Nos recomendamos que selecione a primeira opção, pois manter o sistema operacional Atualizado é a melhor maneira de prevenir problemas com falhas de sistema, aplicações ou mesmo corrigir brechas de segurança. Marque a opção que lhe for conveniente para darmos continuidade na configuração do sistema.

A penúltima configuração é referente ao Fuso horário, Data e hora do sistema operacional. Geralmente o Assistente de configuração busca estas informações diretamente das pre estabelecidas pela “BIOS” da maquina, porem caso haja algum problema com a mesma, estas configurações podem ser ajustadas manualmente.

DominioTXT - Instalação Windows

Assim que verificar se a data e hora estão de acordo com o horário local, clique em AVANÇAR.

A ultima configuração a ser feita se refere a rede de dados a qual o seu computador esta instalado. Neste ponto a Microsoft definiu níveis de segurança com base em perfis de rede que o usuário pode selecionar sempre que ingressar em uma nova “LAN”. 

DominioTXT - Instalação Windows

É importante ressaltar que sempre que estiver em uma rede desconhecida utilize o perfil de “Rede publica” pois dentre os três disponíveis, este é o que possui maior segurança para ambientes desconhecido, evitando que usuários indesejados acessem pastas ou conteúdo que esteja compartilhado pela central de compertilhamento automático.

Enfim concluímos a configuração do sistema operacional, neste momento você deve aguardar enquanto o Assistente conclui as configurações do sistema. A seguir a área de trabalho será preparada e pŕe configurada para a sua primeira experiência com seu novo sistema operacional.

DominioTXT - Instalação Windows


Pronto, seu Windows 7 já esta instalado, configurado e pronto para o uso.

Observações.

É comum que os sistemas operacionais da Microsoft venham com uma grande quantidade de Drivers pré instalados, o que facilita bastante a vida de novos usuários, porem é valido lembrar que estes drives são do tipo “Genéricos” e que portanto não apresentam total compatibilidade com o seu equipamento. 

Recomendamos que identifique quais os componentes estão instalados na sua maquina, e que em seguida efetue a instalação dos Drivers conforme disponibilizados pelo fabricante, para então obter o máximo de desempenho do seu equipamento.

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Deixe seu comentário...