Ubuntu instalação ou formatação do Sistema [Manual]


DominioTXT - Ubuntu
Ubuntu instalação ou formatação do sistema operacional. 

Bem vindos ao Blog DomínioTXT. 

Tão comum quanto se falar de Linux, é assimilar a distribuição Ubuntu ao sistema operacional de código aberto, pois hoje podemos dizer que a mesma é uma das mais populares entre os usuários da plataforma GNU/Linux.

Porem a instalação e manuseio de tal sistema requer um pouco de pratica, e em algumas vezes se não todas algumas pesquisas online em fóruns e blogs relacionados ao assunto.

Hoje se inicia uma maratona de manuais relacionados a Instalação ou Formatação de sistemas operacionais. Pegue as suas maquinas virtuais e venha connosco.



Considerações sobre a instalação do Sistema.


Como já é de costume, os nossos artigos visam descomplicar alguns assuntos ligados a Tecnologia da Informação, tendo como base um resultado rápido e solido, devido aos motivos já mencionados, salientamos que alguns aspectos referente a instalação do sistema não serão debatidos, sendo alguns deles o processo de DuallBoot e também o particionamento de disco.

Neste manual utilizaremos a distribuição Ubuntu 14.4 Trusty Tahr LTS, que diferente das versões regulares, possui suporte garantido até 2019 o que a torna mais segura e estável quando comparada a atual Ubuntu 15.4.

Gostaríamos de lembrar que existe uma diferença muito grande entre configurações mínimas, recomendadas e configurações adequadas para utilização.

As configurações mínimas são geralmente baseadas nas necessidades do Sistema Operacional, algo que não leva em consideração todas as aplicações que serão utilizadas pelo usuário, e que portanto não são suportadas pela descrição informada pelo suporte ao usuário. A seguir temos as configurações recomendadas para um bom uso do sistema operacional.

Configurações recomendadas.
  • Processador: Intel ou AMD DualCore de 2,0Ghz.
  • Memoria Ram: 2GB de memoria do tipo DDR2.
  • Vídeo: Placa integrada ou dedicada de 250Mb com barramento mínimo de 64Bits.
  • Espaço em disco: 80GB com disco IDE ou 160Gb com disco SATA se disponível.

Este manual se aplica a instalação do Ubuntu 14.4 Trusty Tahr LTS, porem pode ser utilizado tranquilamente na instalação de outras versões do Debian Ubuntu.

Instalando o Ubuntu 14.4.

Caso ainda não tenha adquirido uma copia do seu sistema operacional Ubuntu 14.4 Trusty Tahr LTS, clique em qualquer uma das vezes que o mesmo foi mencionado neste artigo para ser direcionado a pagina de Downloads do Blog DomínioTXT.

Com sua copia em mãos, grave-a utilizando uma aplicação para criação de discos, nos sugerimos o BurnAware, ou crie uma midia de bootavel USB utilizando o UnetBootin, e em seguida utilize a mesma para dar boot na maquina que deseja instalar o sistema operacional Ubuntu.

Nas versões mais antigas temos uma janela onde será selecionado o Idioma a qual deseja executar o assistente de teste/instalação do sistema operacional.

Esta escolha não determina a linguagem a qual será instalada o seu sistema operacional, e sim o idioma que será utilizado para executar o Assistente de instalação. Selecione o idioma desejado e pressione [Enter].


DominioTXT - Seleção de Idioma Ubuntu


Assim que for selecionado o idioma o Assistente o encaminhara para uma tela de seleção de ações, onde você terá as seguintes opções.

  • Experimentar o Ubuntu sem Instalar.
  • Instalar o Ubuntu.
  • Verificar se há Defeitos no Disco.
  • Testar Memória.
  • Inicializar pelo primeiro disco rígido.



Selecione a segunda opção “Instalar Ubuntu”, e pressione [Enter].

Atualmente este sistema foi substituído por uma nova tela de inicialização do Assistente, onde é possível apenas selecionar duas opções, sendo elas “Experimentar o Ubuntu” e “Instalar o Ubuntu”, acompanhada na sua esquerda de uma coluna com as opções de Idiomas.



Selecione o Idioma desejado e em seguida a opção “Instalar o Ubuntu”.

Agora vamos para a tela “Preparando para Instalar”, nesta temos uma breve verificação dos recursos necessários para o sistema, onde o Assistente irá calcular o espaço em disco disponível e se há conexão com a Internet.


DominioTXT - Preparação Ubuntu

Também será oferecida as opções de “Baixar atualizações enquanto instala” e “Instalar programas de terceiros”, as quais recomendamos deixar os campos desmarcados, pois em algumas ocasiões as mesmas pode causar o travamento do Assistente de instalação. Clique em continuar.

Obs.: A conectividade com Internet não é necessariamente obrigatória durante a instalação, ela só se torna obrigatória caso marque as caixas “Baixar atualizações enquanto instala” e “Instalar programas de terceiros”.

A seguir temos a tela “Tipo de Instalação”, onde definiremos os parâmetros de instalação do nosso sistema Operacional junto ao nosso computador. Neste caso será exibidas algumas opções, que geralmente são apresentadas com base no conteúdo existente no seu Disco Rígido.

No nosso exemplo temos uma maquina que ja tinha o sistema operacional Ubuntu, portanto nos é apresentado a opção de “Apagar disco e reinstalar Ubuntu”, porem não é padrão e sim uma variável de sistema utilizada pelo Assistente.


DominioTXT - Ubuntu Tipos de Instalação


Como dissemos anteriormente nosso objetivo é apenas instalar o Ubuntu portanto marque a opção “Apagar conteúdo e Instalar o Ubuntu”, lembrando que seja o conteúdo que estiver em seu Disco o mesmo sera apagado definitivamente. Clique em Instalar Agora.

Agora vamos indicar para o Ubuntu onde estamos! Brincadeira, esta etapa serve para selecionar o fuso horário que será aplicada ao sistema do usuário, e tem como base a sua localização geográfica.


DominioTXT - Fuso Horário Ubuntu

Selecione a sua Geolocalização e verifique se o fuso horário informado confere com o seu horário local. Caso esteja correto clique em continuar.

Na sequencia temos a tela de seleção de “Layout do teclado”, que geralmente acompanha o Idioma selecionado para o Assistente de instalação, podendo ser alterado conforme necessidade do usuário.


DominioTXT - Layout teclado Ubuntu

Também é possível clicar em “Detectar layout do Teclado” e em seguida testar alguns caracteres na caixa de inserção de texto localizada no centro da tela do Assistente. Clique em Continuar.

Agora teremos o nosso ultimo contato com o Assistente de instalação, pois neste momento iremos definir o nome do proprietário da estação “Seu nome”, nome do seu computador e nome de usuário que será utilizado para efetuar “Loguins”.

Não esqueça também de definir a senha padrão, pois esta será utilizada pelo usuário “Root”, algo que será muito importante nas atividades do seu sistema operacional.

DominioTXT - Configurar Usuário Ubuntu

Após definir os campos anteriores, temos mais duas opções, selecionar “Iniciar sessão automaticamente” ou “Solicitar minha senha para entrar”, sendo esta uma opção que você deve ser marcada conforme as necessidades do usuário da estação.

Após esta etapa, o Assistente começara o processo de instalação do sistema operacional, que pode levar cerca de 10 minutos ou mais despendendo da potencia do hardware onde o mesmo será instalado.

Durante este período, um sistema de Slides será habilitado para que o usuário possa ter algumas impressões de como esta o sistema operacional, suas novas funções, e algumas modificações aplicadas ao Layout de tela da Área de trabalho.

Conclusão.


Com a conclusão do processo de instalação, o Assistente emitira uma mensagem na tela informando que a instalação do sistema operacional foi feita com sucesso e que é necessário reiniciar a estação para que o sistema operacional seja carregado.


DominioTXT - Instalação Ubuntu concluida


Clique em “Reiniciar agora”, remova a midia de instalação e desfrute do seu novo sistema operacional, atualizado funcional e totalmente gratuito.

A todos o meu singelo agradecimento. 

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Ubuntu
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica