Instalando OpenVpn Cliente no Windows [Manual]

DominioTXT - OpenVPN Cliente Windows
Instalando OpenVpn Cliente no Windows.

Com a emancipação dos sistemas WEB, aplicações que requerem a conexão de internet se tornarão cada vez mais utilizadas e amadas pelos usuários, porem nem todos os recursos devem estar ao alcance de todos.

E pensando em promover conexões mais seguras a sistemas Internos e demais tipos de conexões é que se faz necessário um sistema de VPN.

Sem mais enrolação, nosso assunto de hoje é Instalação do Cliente OpenVpn em um sistema operacional Windows.


Como funciona o sistema OpenVpn.



Basicamente você precisa instalar e configurar um Servidor, pois o mesmo ficara responsável por validar e autenticar a conexão que sera feita pela VPN.

Em segundo plano temos o lado do cliente,  que também deve ser instalado e configurado para que o mesmo se conecte ao servidor e consiga utilizar os recursos que o mesmo esteja disponibilizando.

Tanto servidor como clientes precisão ser inicializados para que o serviço esteja disponível e operante após as devidas configurações. Após voce se certificar que esteja tudo funcionando perfeitamente, aconselhamos efetuar a configuração de automatização do  processo de conexão, tornando a conexão entre Servidor e Cliente automática durante o processo de inicialização da estação de trabalho.




Instalando o OpenVPN Cliente.


O processo de instalação é bem simples, baixe o cliente diretamente do site do OpenVPN, e então efetue a instalação normalmente.


  •      Clique em “Next”
  •      Clique em “I Agree”
  •      Clique em “Next”
  •      Clique em “Install”

Durante o processo de instalação, será instalado o “TAP-Windows”, este é um programa de configuração automática de placa de Rede Virtual, e acompanha o OpenVpn, adicione a permissão ao mesmo, caso contrario o seu Firewall pode acabar bloqueando o mesmo.


  •      Clique em “Next”
  •      Clique em “Finish”




 Agora Copie as Chaves e o Certificado que você gerou no seu Servidor OpenVPN para o diretório “C:\Arquivos e Programas\OpenVPN\config”. Lembre-se de editar o arquivo “Cliente.ovpn”, corrigindo a localização e nome do Diretório, Chave e Certificado do seu cliente.

Na sua pasta “config” deve conter os seguintes arquivos.


  •     Ca.crt
  •     Cliente.crt
  •     Cliente.key
  •     Cliente.ovpn

Por fim, inicie a aplicação “OpenVpn-Gui”, a mesma iniciara uma aplicação no canto inferior esquerdo com o ícone de rede com um Cadeado.

Clique com o botão direito do mouse sobre esse ícone e em seguida em “Conectar”.

DominioTXT - OpenVPN Cliente Windows

Caso tudo tenha corrido de forma normal, seu OpenVpn apresentara uma mensagem indicando conexão, e seu ícone passara a apresentar a cor verde.



Caso tudo tenha ocorrido de maneira correta, e você esteja conseguindo efetuar conexão com o servidor, você já pode tentar fazer a configuração automática do cliente com o servidor.

Para isso, acesse o gerenciador de "Serviços" do seu Sistema Operacional Windows e altera a inicialização do serviço "OpenVpn Service" para "Automática".


DominioTXT - OpenVPN Cliente Windows


 Conclusão.


Apesar de parecer um tanto quanto inútil, o sistema de VPN se mostra muito eficaz nas grandes industrias, pois promove o acesso de colaboradores a determinados serviços internos da Corporação de forma Pratica e Segura.

Muitos me questionam se não seria mais fácil fazer o nateamento do serviço desejado, porem desta forma você perde o controle de quem esta acessando a porta, pois nem todos os tipo de de serviços de rede te possibilitam a autenticação por usuário e a criptografia dos dados transmitidos, algo que é nativo no OpenVPN.

A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioNetWork.

Um comentário :

  1. Ola!

    Uma leve observação referente a capacidade de trafego da VPN.
    Aqui na empresa utilizo a VPN para unir duas unidade, sendo uma fora do nosso estado, e tive muito problema de desempenho no meu ERP.
    Porem este problema não é diretamente relacionado a VPN e sim a velocidade e quantidade de dados trafegados.
    No ambiente interno a minha rede é toda Giga, porem na VPN tenho Links dedicados de 500Mega na matriz e 100Mega na filial. Para contornar este problema passamos a utilizar TS dentro da VPN.

    Qualquer dúvida é só chamar.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica