Backup do Postgres por BAT [Manual]

DominioTXt-Backup-PostgreSql
Backup do Postgres por BAT.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

Como o próprio nome Informática já diz, a área da Tecnologia da informação tem como objetivo automatizar as funções relacionadas ao tratamento de informação.

Dentro dos sistemas operacionais Microsoft temos a possibilidade de automatizarmos algumas atividades mais básicas fazendo uso de arquivos em lote, que popularmente conhecemos como arquivos BAT.

Hoje iremos mostrar como criar um arquivo em lote, para fazer backup do banco de dados Postegres!



Introdução a arquivos Bat.


Arquivos em lote, ou “.bat” é um tipo de arquivo de texto, criado com a intenção de passar ordens de forma automática para o sistema operacional, geralmente ele possui a sua extensão alterada de “.txt” para “.bat” que serve para o sistema identifica-lo como pequeno executável.

Para criar um arquivo deste tipo, basta que o usuário abra um editor de texto simples, como o próprio Bloco de notas, digitar as linhas de comandos que o computador deve executar, e alterar as configurações do arquivo no momento de salva-lo.



DominioTXT - Criar arquivo .bat



Modificando o tipo do arquivo para todos, e a sua extensão para bat, no ato de definição do nome do arquivo “Nome.bat”.


Criando Bat de backup do postgres.


Criar o arquivo de backup é bem simples, pois basta você copiar todo o conteúdo do que nos disponibilizamos nesta publicação e adiciona-lo ao corpo do seu arquivo bat, porem é valido lembrar que após fazer isso será necessário editar algumas configurações para que as linhas de comando respondão as configurações do seu banco de dados.

Abaixo segue o conteúdo do bat.

@echo off
echo "Localizando diretorio do Postgres"
chdir C:\Program Files (x86)\PostgreSQL\9.1\bin
echo "Aguarde, realizando o backup do Banco de Dados"
for /f "tokens=1,2,3,4 delims=/ " %%a in ('DATE /T') do set Date=%%c-%%b-%%a
pg_dump -h localhost -U USUARIO -O -Ft DATABASE > C:\BACKUP-DATABASE%Date%.bkp
echo "Realizado o backup do Banco de Dados"
pause
exit



Configurando o bat.


A configuração do arquivo é bem simples, pois ela se baseia em dois pontos bem simples, que seria a localização do seu banco de dados no servidor local, e o seu usuário administrador do Postgres onde se vai fazer o backup.

Na terceira linha “chdir” edite o caminho “C:\Program Files (x86)\PostgreSQL\9.1\bin” e aponte o o mesmo para o local onde foi instalado o Postgres no seu servidor, lembrando que é necessário colocar o endereço até a pasta “bin”, pois será utilizado um executável do Data-base para executar a rotina de Backup.

A sexta linha refere-se ao comando de backup, que faz uso do executável “pg_dump” que geralmente fica localizado na pasta “bin” da aplicação.

  • USUARIO: Refere-se ao usuário administrador do seu Data-base Postgres.
  • DATABASE: Refere-se ao nome do Banco que pretende efetuar Backup.
  • BACKUP-DATABASE: É o nome do arquivo que será gerado, acompanhado da data do termino da atividade.


Edite estas linhas conforme as informações do seu banco de dados, salve o arquivo e copie ele para o servidor onde esta localizado o banco de dados, pois o mesmo so funcionara se executado diretamente no servidor.

Ainda na Sesta linha temos a referencia “C:\ BACKUP-DATABASE”, ela faz referencia ao local onde será armazenado o arquivo de backup, podendo ser alterado para qualquer outro diretório que a estação tenha acesso.

Obs.: A quinta linha serve para capturar as configurações de Data e Hora que posteriormente são adicionadas ao arquivo, e tem como finalidade identificar o arquivo, podendo assim ser executado continuamente ser que seja necessário administrar o nome manualmente. Este pode ser retirado caso o a rotina seja administrada manualmente.

Dentro de um servidor Windows, o “.bat” pode ser adicionado a uma rotina diária de backup se configurado junto ao “Agendador de Tarefas” tornando a execução do mesmo, automatizada.


Acesse o nosso canal e se inscreva la para receber nossos videos, conforme eles forem saindo "Canal DomínioTXT".

A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica