Compartilhar Internet no Android [Manual]


DominioTXT - Android
Compartilhar Internet no Android. 

Bem vindos ao Blog DomínioTXT. 

Socialmente falando quem não esta conectado a Internet, não esta conectado ao mundo e consequentemente acaba sofrendo um bullying digital, pois em muitos casos o usuário sequer sabe o que esta acontecendo no mundo Web ao seu redor.

Pensando neste problema foi projetado para as versões mais recentes do Android, um modulo que permite o compartilhamento do pacote de dados de um Smartphone com qualquer outro equipamento que possua tecnologia de transferência de dados compatível, e o melhor, não precisa saber nada sobre "Configurações de Roteamento de portas e NAT" para conseguir este feito.

Sim depois de muito tempo adiando, hoje vamos falar sobre compartilhamento de dados pelo Android.

Não que seja algo novo este conteúdo, e muitos vão falar que esta função já estava presente nos aparelhos com sistemas operacionais mais antigos como o Symbian, porem com o sistema Android esta função ficou muito mais eficiente já que o mesmo não se limita a uma única forma de transferência.

Graças as tecnologias presentes no sistema operacional Android, hoje é possível criar e gerenciar micro redes que sejam compatíveis com as seguintes conexão, USB, Wifi ou mesmo Bluetooth, o que aumenta exponencialmente as possibilidades de compartilhamento de dados.

Para a elaboração deste manual utilizaremos um Android Jelly Bean(4.3), porem o mesmo se aplica igualmente para o Android Kitkat (4.4) e Android lollipop (5.0) havendo algumas alterações quanto a interface do sistema.

Configurando o compartilhamento de dados.

Acesse o menu de configurações do seu Smartphone Androide, e em seguida procure pela opção “Conexões”. Dentro de conexões deve existir algumas opões, sendo a que iremos utilizar a “ancoragem e roteador Wi-Fi”, clique nela conforme a imagem a seguir.





DominioTXT - Roteador Android


Nesta tela você terá as seguintes opções.

  • Roteador Wi-fi. Deve ser utilizado quando se planeja dividir a conexão com mais de um equipamento simultaneamente, e altamente recomendado para o compartilhamento sempre que os equipamento “Ancorados” forem compatíveis.
  • Ancoragem USB. Esta por sua vez é uma das mais antigas forma de compartilhar o plano de dados do seu Smartphone, deve ser utilizada quando o equipamento Ancorado não tenha compatibilidade com redes Wifi. Mais recomendada para equipamentos mais antigos. Requer instalação.
  • Compartilhamento de Bluetooth. Esta conexão é indicada quando se vai efetuar a “Ancoragem” de um único Smartphone, por possuir um pequeno alcance, consome menos energia e ainda possibilita que o equipamento “Roteador” mantenha a sua rede Wireless ativa.
 DominioTXT - Ancoragem de rede Android


Wifi.

Caso utilize a rede Wi-fi para compartilhar o plano de dados, o equipamento “Roteador” devera ativar a primeira opção, e em seguida passar os dados para que o “Ancorador” possa se conectar a rede.


DominioTXT - Roteador Wifi Android


Conforma a imagem demonstra, será automaticamente gerado um “Sid AndroidAP”, que é o nome da rede Wifi criada, e uma senha que deve ser compartilhada com o usuário “Ancorador”. Também é possível configurar algumas regras de conexão, ou mesmo bloquear que algum equipamento estranho volte a se conectar a sua rede privada.

Bluetooth.

Para compartilhar o plano de dados via Bluetooth, basta que o usuário marque a caixa ao lado de “Compartilhamento de Bluetooth”, e em seguida efetue o pareamento com o equipamento que será o nosso “Ancorado”.


DominioTXT - Roteador Bluetooth Android


Em um dispositivo androide temos apenas que ativar a opção “Conectar via Bluetooth”, que fica localizada ao lado direito do equipamento compartilhado, onde geralmente pode ser atribuída funções para o equipamento pareado.

Caso a maquina que deseja conectar seja um Desktop, basta efetuar o mesmo procedimento de pareamento e em seguida marcar a opção “ingressar a rede privada”, para que o seu equipamento passe a utilizar o plano de dados do seu Smartphone.

DominioTXT - Pareamento Bluetooth


USB.

Esta é a mais antiga forma de compartilhar o seu plano de dados. Basta conectar o seu equipamento ao Desktop desejado e selecionar a opção “Ancoragem USB”, em seguida sera necessario efetuar a instalação dos drivers do seu Dispositivo junto ao computador.


DominioTXT - Roteador USB Android


Se tudo ocorrer bem, seu computador passara a interpretar o seu Smartphone como um modem, ou placa de rede, tornando-o uma conexão de dados, que será representada na barra lateral ao lado do relógio.

Aconselhamos que quando a “Ancoragem por USB” se torne necessária, o usuário efetue antecipadamente a instalação do dispositivo no Sistema Operacional, pois em alguns casos o mesmo pode não possuir os drivers o que faria todo o processo falhar por falta de compatibilidade entre o Smartphone e o seu Desktop.

Com esta ultima descrição, encerramos o nosso manual de como efetuar o compartilhamento do plano de dados do seu Smartphone, com os demais dispositivos disponíveis.

Observações

  • Quando se efetua este processo, ambos os dispositivos que forem “Ancorados” gozam de um mesmo plano de dados, e que por este motivo dividem o plano do equipamento Roteador, sendo assim recomendado que o mesmo tenha a sua disposição um plano do tipo Ilimitado.
  • Desktops não possuem um gerenciamento de dados tão eficiente quanto os Smartphones, e por este motivo consomem mais dados que um equipamento da linha portáteis, o que requer um pouco de atenção na hora de compartilhar a rede com um destes dispositivos. Caso tenha duvidas quanto a este assunto de uma olhada no artigo "Bits e Bytes a diferença", e saiba o quanto isso te atinge.

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica