Como tirar PrintScreen da desktop [Informação]


DominioTXT - Print
Capturar tela com PrintScreen.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT. 

Em meio a tantas formas de comunicação a boa e velha “imagem” ainda tem o seu valor, pois como diz o ditado popular:

“-Uma imagem vale mais que mil palavras.”

Na área da Tecnologia da informação o sistema de imagem só não tem muito interesse para o próprio computador que não a compreende, mas para um usuário uma imagem pode ser decisiva na hora de concluir uma atividade, ou mesmo demonstrar com mais clareza e exatidão aquilo que deseja.

Geralmente quando se tem algum problema com a utilização de um aplicativo, o usuário entra em contato com o Suporte técnico, que por veis solicita que o usuário encaminhe um “Print” da sua área de trabalho. Mas o que é “Print”, e como fazer-lo?

Hoje vamos ver o que é um “Print”, e como podemos obter este “negocio”.


Entendendo o PrintScreen.


O termo “Print”, é uma abreviação da palavra completa “PrintScreen”, que em português significa Impressão de Tela, que tem como função criar uma copia no formato de uma imagem da tela do usuário.

Esta função possui algumas diferenças que vão depender do sistema operacional utilizado, sendo de um modo geral todas elas com o mesmo resultado, porem com caminhos diferentes que levam a captura de tela final.

Nos computadores o “Print” é representado por uma tecla, e que devido aos muitos tipos de layouts aplicados para teclados tem a sua posição um pouco variada, sendo em geral localizada entre o teclado “QWERT”, e o teclado numérico, acima das teclas de direção, também podendo apresentar uma variação quanto ao seu nome, que pode ser “PrtSC”, “PrintScreen” ou mesmo “Print SysRq”.

Obs.: Alguns fabricantes de dispositivos moveis como Notebook e Laptops, não disponibilizam mais a tecla PrintSC nos seus equipamento, algo que não bloqueia a função, apenas a torna acessível por um combo de atalhos diferenciados, que geralmente e seguido da utilização da tecla “FN”.

DominioTXT - Tecla PrintScreen



Metodologia da função PrintScreen.

Windows XP.

  • Com qualquer aplicação aberta na área de trabalho, pressione o botão “PrintScreen” do seu teclado, e em seguida sua tela dará uma leve piscada. Neste momento a sua imagem se encontra na área de transferência de imagens temporária.
  • Em seguida abra a aplicação de manipulação de imagem “Paint” e clique com o botão direito do “Mouse” na área de trabalho da aplicação, selecionando no menu que abrir a opção “Colar”, pode ser utilizado o atalho “Ctrl+V”.
  • Agora acesse o menu arquivo e selecione a opção “salvar”, adicionando local e nome para a sua imagem.

Windows Vista e Superior.

  • Nesta versão foi implantado um sistema de atalhos que muitas vezes ajudam a economizam tempo na hora de fazer uma “Print”, já que a maioria deles dispensa a utilização de um editor de imagem para concluir o processo.
  • Pressionando a tecla “Windows+PrintSC”, o usuário efetua uma copia rápida de toda a sua área de trabalho, e a armazena diretamente no diretório “Imagens\Capturas de Tela” do seu respectivo usuário.

DominioTXT - PrintScreen



  • Caso o usuário precise copiar apenas uma tela em especifico, evitando assim compartilhar toda a intimidade da sua área de trabalho, o comando “Alt+PrintSC”, efetua a copia apenas da janela selecionada.
  • Também é possível que algumas aplicações consigam acessar a área de transferência de imagens e efetuar a copia direta do resultado da Tecla “PrintSC”, como é o caso de alguns comunicadores, como a caixa de email do Outlook e o próprio Skype, que permitem ao usuário colar o resultado direto sem que seja efetuada alguma manipulação previa da imagem.

Linux Ubuntu.

  • No Linux Ubuntu não tem muito esquema, pois o mesmo possui um sistema bastante parecido com o Windows na função da tecla “PrintSC”, o que muda é que em algumas Distro ele salva automaticamente no diretório “Picture” do usuário, e em outras ele apresenta uma previa do que será salvo, o que permite copiar a mesma e manipular em um editor de imagens secundário.

DominioTXT - PrintScreen Linux


Aplicações diversas.

Algumas aplicações possuem o seu próprio sistema de PrintScreen, sendo mais visto em plataformas para Games, executores de Vídeos ou mesmo manipuladores de arquivos 3D, tendo elas algumas variantes, como por exemplo o local onde será armazenado o resultado do processo.

Aplicações secundarias podem ser utilizadas para controlar o modulo de “Print” do sistema operacional, sendo elas disparadas pela mesma tecla “PrintSC”, porem com um sistema muito mais sofisticado de controle de tela, onde o mesmo pode selecionar qual a proporção da tela deseja capturar ou mesmo escrever comentários durante o processo.

Sem duvida o sistema de captura de tela é uma das principais ferramentas que foram disponibilizadas ao usuário, pois o mesmo permite que sejam capturadas amostras de erros, imagens importantes ou mesmo aquela imagem que só pode ser obtida com uma foto.

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.



Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica