Agendar tarefas pelo Crontab [Manual]

DominioTXT - Contab Ubuntu
Agendar tarefas pelo Crontab. 

Bem vindos ao Blog DomínioTXT. 

Assim como o sistema operacional Microsoft Windows possui o seu “Agendador de tarefas”, o Linux também possui a sua versão do mesmo serviço, sendo neste caso o Crontab do Linux.

No Crontab podemos adicionar comandos ou arquivos que podem ser executados no dia, hora e minuto que desejarmos, sendo possível configurar um sistema de repetição baseado nas necessidades do usuário.


O Cron efetua a verificação dos seus arquivos de configuração a cada minuto, e os atualiza sempre que os mesmos possuírem data de edição mais recente que a data do ultimo registro. Este método faz com que as novas regras aplicadas sejam revalidadas a cada minuto, dispensando a necessidade de reiniciar o serviço para que as novas configurações sejam carregadas.

Editando o Crontab. 

O serviço Crontab pode ser editado em seu arquivo raiz, ou mesmo um arquivo para cada usuário, sendo o seu arquivo raiz “/etc/crontab”. O método de edição é padrão, ou seja, o próprio texto, podendo o usuário apenas escolher qual o editor será utilizado, porem esta regra so se aplica quando configurado o documento Raiz. Abaixo segue os comandos usados para trabalhar com o agendador.


DominioTXT - Crontab Linux





Editar o arquivo Raiz.
#nano /etc/crontab

Editar o arquivo Crontab de um usuário.
#nano /var/spool/cron/crontabs/”NOME_USUARIO”

Listar agendamentos do usuário atual.
#sudo crontab -l

Listar agendamento de um determinado usuário.
#sudo crontab -u USUARIO -l

Editar um agendamentos do seu usuário.
#sudo crontab -e

Excluir os agendamento do usuário.
#sudo crontab -u USUARIO -r 

Como criar um agendamento.


Agora que você já sabe acessar o arquivo de configuração do Crontab, vamos mostrar como editar e inserir registros para que os seus agendamentos sejam lidos e executados pelo sistema corretamente.

Dentro do arquivo de edição temos um breve texto que explica a funcionalidade do serviço, e um exemplo que é com base no mesmo que iremos trabalhar.
Conforme a funcionalidade do Crontab, adicionamos a seguinte linha no nosso arquivo de configuração.


DominioTXT - Editando Crontab





O agendamento criado executara o nosso arquivo “MEUSCRIPT” que esta localizado na pasta “/home/root” e será executado todos os dias do mês de Dezembro, de segunda a sexta feira, no horário das 18 horas e 11 minutos com o usuário “ROOT”. Caso fique alguma duvida, abaixo temos a sintaxe de como funciona o comando de edição do Crontab.

Sintaxe.
MN HH DD MM SS USUARIO SCRIPT
  • MN - Este representa os valores em minutos sendo possível utilizar um determinado valor entre 0 ou 59 ou mesmo o * para simbolizar que o mesmo será executado sempre.
  • HH - Este também é um marcador de horário, porem só se aplica ao valor da unidade de horas. Pode ser utilizado os valores de 0 a 23 para definir seu ponto de inicio, ou mesmo o * para que seja executado todas as horas.
  • DD - Este representa o dia do mês que deve ser executado o comando, sendo possível utilizar os valores de 1 a 31 ou mesmo * para que seja executado todos os dias.
  • MM - Este determina o mês que será executado o seu script. Se utiliza para este campo os valores de 1 a 12 ou * para todos os meses do ano.
  • SS - Este serve para indicar que dia da semana o nosso script iniciara. Se utiliza os valores de 0 a 6, sendo “seis” representado por sábado e “zero” por domingo. Em algumas distribuições também pode ser utilizado os siglas de cada dia da semana no idioma Inglês (SUN,MON,TUE,WED,THU,FRI,SAT), mas essa função varia de uma Distribuição para outra. Para que seja executado todos os dias da semana usa-se o *.
  • USUARIO - O usuário pode ser adicionado quando se trabalha com a edição do arquivo Raiz do Crontab, sendo desta forma possível selecionar o usuário que se utilizara para dar inicio ao processo.
    Obs.: Em algumas distribuições o uso do usuário não é permitido, como é o caso do Ubuntu.
  • SCRIPT - Este representa o comando a ser executado, o que pode ser um serviço instalado no sistema, uma aplicação ou mesmo um script criado pelo próprio usuário.
  • Hifen(-) e Virgula(,) - Estes dois caracteres tem um sentido diferenciado, e podem ser utilizados em qualquer uma das funções, sendo o Hifen(-) um carácter que indique período como no exemplo de segunda a sexta(1-5) e a Virgula(,) que indica pausas em um intervalo de tempo, logo se quiséssemos que o nosso Script fosse executado apenas na Segunda e na Sexta, utilizaríamos assim (1,5).
Concluindo, o Crontab é uma ferramenta de agendamento de atividade muito útil, pois por meio deste serviço podemos automatizar muitas rotinas que no momento são executadas manualmente, o que acaba evitando a necessidade de se ter um usuário para controlar os intervalos entre uma atividade e outra.

A todos o meu singelo agradecimento.


Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.
Copyright © 2013 DomínioTXT - Informatica