Criando Atalhos no Linux [Manual]

Criando Atalhos no Linux usando o terminal.

Bem vindos ao Blog DomínioTXT.

 

DominioTXT - Ubuntu
“- Ola tudo bem”. Quando se trata de usuários, o limite para sua satisfação é quase que imensurável. Visando tornar o ambiente de trabalho sempre mais intuitivo para o mesmo, o profissional de Suporte faz uso da criação de dos mais variados recursos, entre eles a criação de atalhos personalizados na Área de trabalho fazendo com que o mesmo tenha sempre a mão seus aplicativos mais corriqueiros. 

De fato o uso desta manobra sempre foi um trunfo a favor do profissional de suporte. No entanto, quando se trata de Linux esta não é uma decisão fácil a se tomar, se avaliado o lado pratico do processo, pois a maioria se não todas as distribuição não contam com um recurso de criação automatizada de atalhos junto a área de trabalho.




O assunto de hoje é um manual,  que ensina como elaborar um atalho junto a Desktop do Ubuntu. Para elaboração do atalho é necessário apenas saber como chamar a aplicação que deseja,  e ter uma copia local do ícone a ser utilizado no seu atalho.



Criando o Atalho.


Partindo deste ponto você deve abrir seu terminal e utilizar quaisquer comando que conheça para criar um documento na Desktop com o nome do seu atalho, acompanhado da extensão “.desktop”. Abaixo segue exemplo usando comando “vi”.

# sudo vi /home/Usuario/Desktop/Aplicação.desktop

Dentro deste documento deve conter as seguintes informações.

[Desktop Entry]

Name=
Comment=

Exec= 
Icon=
Terminal=
Type=
Categories=

Obs.: No “vi” para se salvar um documento basta sair do modo de edição precionando a tecla “Esc” e em seguida digitar “:x” para salvar ou “:q!” para sair sem salvar.
 

Nos campos devem constar as seguintes informações.
  • Name: Nome da Sua aplicação.
  • Comment: Um comentário sobre a sua aplicação.
  • Exec.: É o caminho do executável, ou Script que inicia a sua aplicação.
  • Terminal: Se quer abrir com o terminal (truee) ou sem terminal (false).
  • Type: Permanece como (Application).
  • Categories: Neste campo coloque as categorias da sua aplicação separando-as com “;”.

Adicionando Permissões.

Após preencher corretamente o arquivo, salve e feche-o, em seguida adicione duas permissões a ele, sendo a primeira permissão para que qualquer usuário da estação possa utiliza-lo e a segunda o transforma em um executável. Abaixo segue script.

#chmod 777 /home/Usuario/Desktop/Aplicação.desktop
#chmod +x /home/Usuario/Desktop/Aplicação.desktop


Lembrando que este método foi utilizado para criar atalho na área de trabalho das distribuições baseadas no Ubuntu, tais como Kubuntu e Lubuntu e que não tivemos oportunidade de testar o mesmo nas demais distribuições.
 

A todos o meu singelo agradecimento.

Gostou do Blog, então deixe o seu comentário.
Quer sugerir algum assunto? Notou algo que não confere com o assunto?
Mande sua opinião, sugestão ou reclamação. Contato DomínioTXT.

Fonte: Xmodulo -
How to create desktop shortcut.

Deixe seu comentário...